'Sanitaristas Mirins' encerra com teatro e premiações

Mais de cem alunos das cinco escolas municipais rurais de Araxá participaram nesta terça-feira, 18, da solenidade de encerramento do projeto ‘Sanitaristas Mirins 2016’. O evento aconteceu no Teatro Municipal com estudantes das Escolas Municipais Antônio Augusto de Paiva, Francisco Primo de Melo, José Bento, Eunice Weaver e Padre Inácio. Alunos da Escola Estadual Delfim Moreira também participaram da cerimônia, que teve apresentação teatral da peça “A maior flor do mundo”, apresentada pelo Projeto Ecoar.

O Sanitaristas Mirins, que neste ano teve a participação de 110 alunos do 4º e 5º anos, é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para levar orientações sobre cuidados com a sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. A CBMM e a Emater também são apoiadores.

O projeto forma agentes multiplicadores que vão ajudar os adultos na direção segura em todos os setores do campo. Através deles, muitos pais e até fazendeiros aprendem sobre segurança alimentar, preservação do meio ambiente, tratamento de animais, vegetais, vacinação, tudo que diz respeito ao dia a dia do homem do campo.

A aluna Maria Eduarda dos Santos Lima, do 5º ano da Escola Municipal Eunice Weaver foi a ganhadora do concurso de redação e foi premiada com um tablet. Na categoria Projeto Pedagógico, a vencedora foi a professora Claudia Renata Martins, da Escola Municipal José Bento, que ganhou um notebook. A educadora ambiental Márcia Aparecida, da Secretaria Municipal de Educação, e Calimério Antônio Guimarães, chefe do escritório do IMA, entregaram as premiações.