ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Seminário debate trabalho infantil em Araxá

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o 1° Seminário “Trabalho Infantil e o trabalho seguro do adolescente aprendiz” na tarde desta terça-feira, 14 de junho. O evento promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foi alusivo ao dia 12 de junho, data referente ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e contou com a parceria do Instituto Foco e da Ouvidoria Municipal.

Palestras com temáticas relacionadas ao assunto foram realizadas no Teatro Municipal e reuniu a vice-prefeita Lídia Jordão, representando o prefeito Aracely de Paula, a promotora de Justiça e curadora da criança e adolescente, e da saúde de Araxá Mara Lúcia Silva Dourado, a especialista em saúde do trabalhador do Cerest Flávia Freire, o comandante do 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM) tenente-coronel Arnaldo Pereira Júnior,  a delegada de Proteção à Família da Polícia Civil Paula Lobo Rios Dib, o secretário de Saúde Alonso Garcia Rezende, e demais membros da sociedade civil e organizada.

No seu discurso, a vice-prefeita Lídia Jordão reforçou a necessidade da união de todos os setores de Araxá para combater ainda mais o trabalho infantil, prática essa considerada por ela como abominável e inaceitável nos dias de hoje.

O tenente-coronel Arnaldo Pereira Júnior disse que o seminário é uma ferramenta importante para complementar as atividades idealizadas para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), iniciativa que a Polícia Militar realiza em duas diferentes faixas etárias de adolescentes e menores, e ensina aos participantes a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

A promotora Mara Lúcia Silva Dourado enalteceu a realização do seminário que tem como objetivo reunir ações importantes para que o combate ao trabalho infantil seja bem mais fomentado na cidade e orientar os adolescentes e jovens  aprendizes sobre saúde e segurança no trabalho ao iniciarem suas atividades. Ela ainda incentivou a realização de mais seminários com essa mesma temática apresentada.

Ao final do seminário, os alunos do Centro de Formação Profissional Júlio Dário fizeram uma apresentação musical.