PMA convida para Dia da Luta Antimanicomial

A Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida para as atividades da Luta Antimanicomial, dia 18 de maio, das 9h às 11h, no calçadão da rua Olegário Maciel.

O evento terá a exposição ‘Varal da Saúde Mental’ com trabalhos feitos por pacientes da saúde mental, apresentação de Congado infantil, oficinas de arte, atividades lúdicas, orientações sobre os diversos serviços de saúde mental e luta antimanicomial, depoimentos e apresentação de dança com o grupo Araxá Company.

Vânia Paiva Gomes, psicóloga da rede municipal de saúde, conta que durante o evento no calçadão, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde vão explicar o que são os transtornos mentais e onde conseguir tratamento. “As pessoas ficam curiosas sobre o serviço de saúde mental e nós vamos explicar onde conseguir ajuda. Mas o mais importante é que abracem a lutem antimanicomial e entendam a importância da pessoa com transtorno mental estar inserida na sociedade."

Em Araxá, todas as unidades de saúde oferecem apoio no tratamento de pacientes com transtornos mentais. O Caps Maria Pirola, no bairro Santo Antônio, o Caps AD no bairro Santa Terezinha e a Casa do Caminho, que funciona como Hospital Dia, são os outros locais de acompanhamento.