Chama Olímpica atrai multidão em Araxá

A Tocha Olímpica, símbolo maior dos Jogos Olímpicos, passou por Araxá no domingo, 8 de maio, Dia das Mães. Apresentações artísticas e culturais marcam a chegada do Fogo Olímpico ao município, que foi o quarto a recebê-lo em Minas Gerais. A chama percorreu 4,5 km pelos principais pontos turísticos da cidade.

O prefeito Aracely de Paula, a vice-prefeita Lídia Jordão, o deputado estadual Bosco, vereadores, secretários e assessores municipais participaram desse momento histórico, que levou milhares de araxaenses às ruas para acompanhar o Revezamento da Tocha Olímpica.

De acordo com prefeito Aracely de Paula, a Tocha Olímpica chegou em um momento muito importante para a história de Araxá. “Quero cumprimentar a todos os funcionários da Prefeitura que se desdobraram e, acima de tudo, parabenizar pelo entusiasmo da nossa mocidade. É uma emoção indescritível para quem carregou a Tocha Olímpica”, ressaltou o prefeito.

Os alunos da rede municipal de ensino de Araxá e das escolas particulares e estaduais participaram da festa. “O esporte é considerado como saúde, educação e resolução para as questões sociais e o aluno estar inserido nesse contexto é de fundamental importância a todos”, completa a secretária municipal de Educação Gessy Glória Lemos.

Início do revezamento da Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica foi acesa pela primeira vez em solo araxaense na Avenida Amazonas. Os jovens Gustavo Alves Pacheco, Grazielle Aparecida Alves da Silva e Jennifer Adrielly  de Souza ascenderam a Tocha Olímpíca e o servidor Matheus Martins Alves, foi o primeiro a conduzi-la em Araxá.

Nara Gea, Ana Cláudia Borges Martins, Daniel Alencar de Oliveira, Roberto Rocha de Almeida Neto, Marli Abadia Tiburcio Andrade, Natasha Van Rooyen, Alexandre Silva Leite, João Paulo Barreto, Lucas Caetano de Castro, Wagner Carlos Martins, Anizio Alves Gomes, Ernestina Aparecida Caixeta, Rodrigo Pereira Souza e Márcio Luís Petraccone também conduziram a Tocha Olímpica e receberam o calor humano do povo de Araxá.

Encerramento do revezamento na FCCB

A Tocha Olímpica chegou à Fundação Cultural Calmon Barreto, seu último ponto de revezamento, carregada pelo médico Roberto Rocha. Recepcionado pela Banda de Música do 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba e pelo Rivas Trio, da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, Roberto ficou no topo da escadaria da fundação por alguns minutos e o público admirou a tocha, partilhando da emoção de receber o símbolo olímpico na cidade.

Em frente, um cenário montado com uma carruagem, móveis de época e atores representando Dona Beja, Antônio Sampaio e as mucamas, lembravam a história e cultura de Araxá. A Tocha saiu da fundação ainda carregada por Roberto e seguiu de carro até o Parque do Cristo.

Tocha Olímpica no ponto mais alto de Araxá

A Tocha Olímpica subiu as escadarias do Parque do Cristo sendo conduzida pela triatleta e assessora municipal de Esportes Especializados Jane Porfírio Magriotis, que foi ovacionada por uma multidão que se concentrou no ponto mais alto de Araxá.

A assessora foi recepcionada pelo prefeito Aracely de Paula, vice-prefeita Lídia Jordão, deputado estadual Bosco, vereadores, secretários e assessores. Na ocasião, foi descerrada uma placa que registra o momento histórico vivenciado pelos araxaenses.

Fotos: Assessoria Municipal de Comunicação Social