Prefeito Aracely, a convite, faz visita técnica hoje à Vale Fertilizantes

O prefeito Aracely de Paula, estava acompanhado da vice-prefeita Lídia Jordão e do secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Lima Júnior, e foram recepcionados pelos diretores da empresa, quando foram apresentadas as informações do transporte ferroviário do fosfato vindo de Patrocínio. Este transporte teve início no último dia 22 de dezembro.

A visita técnica a Vale Fertilizantes aconteceu no último dia 28 de dezembro. Na oportunidade foram apresentados alguns detalhes da operação que traz, através de transporte ferroviário, o minério de fosfato da mina de Patrocínio para ser beneficiamento na unidade industrial da empresa em Araxá.

A formação das composições ficou estabelecida dessa maneira:

1ª) – Com 41 vagões transportando 77 toneladas cada vagão, uma vez ao dia;

2ª) – Com 82 vagões transportando 77 toneladas cada vagão, uma vez ao dia, a partir do mês de janeiro/2017;

3ª) – Com 82 vagões transportando 77 toneladas cada vagão, três vezes ao dia, a partir do mês de maio/2017.

Inicialmente, a velocidade das composições, será bem pequena, para testar os trilhos e treinar a aprendizagem dos processos, além de despertar na população localizada às margens da ferrovia os cuidados que devem ser observados, para evitar possíveis acidentes.

Com o transporte férreo do fosfato de Patrocínio, a unidade industrial da Vale em Araxá, ganha uma sobrevida de pelo menos mais 50 (cinquenta) anos, mantendo os atuais 1.370 (mil trezentos e setenta) empregos diretos e os 660 (seiscentos e sessenta) indiretos, com a possibilidade, inclusive, de aumentar ainda mais a oferta de novos empregos para o futuro, e gerando inicialmente, mais 35 novas vagas de trabalho na empresa.

Algumas obras para conclusão das adaptações das instalações da empresa continuam sendo executadas, como as alças ferroviárias, por exemplo, e devem ser concluídas até o próximo mês de março.