O Programa Araxá Feita à Mão está com inscrições abertas para o Laboratório de Inovação Artesanal, que vai selecionar até 20 artesãos e artesãs locais para desenvolver, de forma colaborativa, uma coleção inédita de produtos inspirada na identidade cultural do município. A iniciativa gratuita é desenvolvida pela Rede Artesol, em parceria com a Prefeitura de Araxá e a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho.
Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível no link: https://forms.cloud.microsoft/r/u5cSgKisPQ. A seleção levará em consideração a qualidade das inscrições, a diversidade das técnicas representadas e o compromisso dos candidatos com a participação integral nas atividades. Todos os inscritos receberão um retorno da organização pelos contatos informados no formulário.
O laboratório será realizado de agosto a outubro de 2026. Durante os três meses, os participantes passarão por um processo imersivo e gratuito, com atividades voltadas ao desenvolvimento de produtos, curadoria, precificação, estratégias de comunicação, apresentação e comercialização.
As atividades serão conduzidas por uma equipe de mentoras da Rede Artesol, a partir de metodologias de escuta ativa, diagnóstico e construção coletiva. A proposta é promover a troca de conhecimentos entre artesãos, artesãs e designers, aliando os saberes tradicionais ao design contemporâneo para a criação de produtos que expressem as características culturais do município.
Para a presidente da FCCB, Madalena Aguiar, o apoio à iniciativa contribui para valorizar a produção artesanal e consolidar uma identidade própria para os produtos desenvolvidos no município. “A criação de uma linha exclusiva de produtos de Araxá representa uma oportunidade de transformar nossos saberes, técnicas e referências culturais em peças que carreguem a identidade da cidade. Além de valorizar o trabalho dos artesãos e artesãs, essa iniciativa fortalece o artesanato local e amplia as possibilidades de divulgação e comercialização desses produtos”, destaca.
O programa será dividido em dois núcleos produtivos: um voltado às técnicas mistas e outro dedicado à tecelagem, com destaque para o repasso mineiro, técnica tradicional do artesanato local. Ao final do laboratório, as peças desenvolvidas serão apresentadas em uma exposição e integrarão um catálogo coletivo.
Serviço
Inscrições para o Laboratório de Inovação Artesanal do Programa Araxá Feita à Mão
Vagas: até 20 participantes
Prazo de inscrição: até 31 de julho de 2026
Período das atividades: de agosto a outubro de 2026
Inscrições: https://forms.cloud.microsoft/r/u5cSgKisPQ
