ExpoQueijo Brasil é aberta em Araxá e reforça município como referência internacional dos queijos artesanais

Araxá deu início, nesta quinta-feira (25), à sexta edição da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, maior evento de queijos artesanais das Américas. Realizada no Grande Hotel e Termas de Araxá, a feira reúne representantes de 19 países, produtores, especialistas, pesquisadores, empresários e visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior, consolidando o município como uma das principais vitrines internacionais do setor.

Parceira da iniciativa desde a primeira edição, a Prefeitura de Araxá participa da realização do evento por meio de apoio institucional, aporte de recursos e suporte logístico. 

Durante a cerimônia de abertura, a idealizadora da ExpoQueijo Brasil, Maricell Hussein, destacou a importância da parceria construída com o município ao longo dos últimos anos e o papel de Araxá no fortalecimento do evento. "A Prefeitura de Araxá sempre esteve ao nosso lado, abrindo portas e contribuindo para que esse evento crescesse a cada edição. Hoje recebemos representantes de 19 países, com cerca de mil queijos sendo avaliados aqui. Araxá abraçou a ExpoQueijo e isso faz toda a diferença. Nós não fazemos apenas um evento; fazemos um movimento em favor do queijo artesanal", afirmou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, ressaltou que a ExpoQueijo vai além da competição e se consolidou como um espaço de valorização da cultura, da pesquisa, da inovação e da troca de experiências entre produtores de diferentes partes do mundo.

"Araxá se tornou, durante esses dias, a capital mundial do queijo artesanal. É aqui que discutimos políticas públicas, inovação, pesquisa e mostramos ao Brasil e ao mundo a força desse setor tão importante para Minas Gerais", destacou.

Representando o prefeito Robson Magela, o vice-prefeito Bosco Júnior ressaltou que a Prefeitura seguirá apoiando iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e promovem o município nacional e internacionalmente."A ExpoQueijo leva o nome de Araxá para o mundo, fortalece nossos produtores, movimenta a economia local e atrai visitantes de diversas regiões. É um evento que gera oportunidades para o turismo, para o comércio e para toda a cidade. Por isso, a Prefeitura continuará trabalhando para manter a ExpoQueijo e outros grandes eventos no calendário oficial do município", afirmou.

A programação segue até domingo (28) com concurso internacional de queijos artesanais, feira de produtores, fórum técnico, cozinha-show, oficinas, degustações, apresentações culturais e shows gratuitos. A expectativa é de que milhares de pessoas passem pelo Grande Hotel durante os quatro dias de evento, fortalecendo o turismo, a gastronomia e a economia de Araxá.

Acessibilidade

Tamanho da Fonte
Inverter Cores