A Prefeitura de Araxá oferece atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para a população, garantindo acolhimento e suporte especializado. Com uma rede estruturada, o município disponibiliza atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e plantão psiquiátrico 24h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para casos de surtos psiquiátricos e tentativas de autoextermínio.
O atendimento psicológico pode ser acessado diretamente nas UBSs, sem necessidade de encaminhamento. Basta procurar a unidade mais próxima para participar do acolhimento mensal, que ocorre em datas pré-definidas. Após essa etapa inicial, o paciente inicia acompanhamento individual e em grupo com um psicólogo. Já para a consulta psiquiátrica, é preciso obter encaminhamento médico com uma assistente social da UBS, que fará o agendamento.
Os CAPS oferecem suporte especializado para diferentes públicos. O CAPS Maria Pirola atende adultos com transtornos mentais graves, como esquizofrenia, transtorno bipolar severo e depressão com risco de suicídio. O CAPS AD auxilia pessoas com dependência de álcool e drogas, fornecendo tratamento intensivo e suporte para reabilitação. Já o CAPSi acolhe crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, transtorno do espectro autista severo e casos de depressão ou ansiedade intensa.
Para receber atendimento nos CAPS, o acolhimento acontece de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h, sem necessidade de encaminhamento. O paciente é avaliado e encaminhado para o tratamento adequado conforme sua necessidade. Em média, são realizados 15.000 atendimentos mensais em toda a rede de suporte psicológico e psiquiátrico oferecida pelo município.