Antigo Bota-fora do Distrito Industrial é incluído no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas

A área de descarte de lixo conhecida como o antigo Bota-fora no Distrito Industrial de Araxá passará por um processo de recuperação e preservação. A iniciativa será executada por meio do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), do governo de Minas Gerais, que aprovou o projeto apresentado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA).

Dentre os vários projetos mineiros inscritos, o município de Araxá foi contemplado. O anúncio foi oficializado em Uberlândia, no dia 10 de outubro, pelo Diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca. Na ocasião, estiveram presentes o Superintendente do IPDSA, Vinicius Martins, acompanhado pela Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Roberta Neves, e pela Analista Ambiental, Juliana Silva.

O PRAD é uma ferramenta essencial para a restauração ambiental e recuperação de ecossistemas afetados pela degradação. Ele promove a recuperação da biodiversidade, melhora a qualidade do solo, controla a erosão, revitaliza os recursos hídricos e valoriza a paisagem.

Histórico

A área do antigo Bota-fora foi utilizada por mais de 10 anos para o descarte inadequado de resíduos de construção civil, recicláveis, lixo doméstico e materiais inservíveis, o que causou sérios danos ao meio ambiente.

Com o plano de recuperação aprovado, o próximo passo é buscar parcerias público-privadas para viabilizar a execução.