Araxá retoma desenvolvimento econômico com chegada de novas franquias, projetos de inovação e realização de grandes eventos

A Prefeitura de Araxá retomou o desenvolvimento econômico e a geração de novos postos de trabalho no município nos últimos anos. A chegada de franquias mundiais, a implantação de projetos de inovação e a realização de grandes eventos com capacidade de atrair turistas movimentaram a economia da cidade e marcaram a retomada de investimentos após à pandemia da Covid-19. Os investimentos também criaram novas oportunidades de emprego e renda para a população.

O trabalho realizado pela Administração Municipal colocou a cidade na rota das grandes franquias nacionais e internacionais. Só nos últimos três anos, o número de grandes marcas que se instalaram no Município cresceu cerca de 70% e deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

Os investimentos em áreas prioritárias como educação, saúde, segurança, turismo e infraestrutura contribuíram diretamente para chegada e expansão de empresas, geração de mais empregos e renda para a população. Os indicadores econômicos e sociais despertam o interesse das franquias mais conhecidas no país e no mundo, como por exemplo, o McDonald's, Domino's e Kopenhagen.

O primeiro projeto de inovação tecnológica implantado no Município para estreitar o relacionamento com o cidadão também foi implantado. O aplicativo Colab Cidadão promoveu pela primeira vez uma gestão pública colaborativa e eficiente, com atendimento às demandas e problemas do cidadão.

A realização de grandes eventos mensalmente contribuiu para o desenvolvimento da economia local. Somente em 2023, a movimentação gerada no comércio ultrapassou a marca de R$120 milhões, com a realização dos eventos. A Copa do Mundo de Mountain Bike, a ExpoQueijo Brasil e o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) trouxeram também visibilidade para Araxá na mídia nacional e internacional.

Araxá também tem se destacado na geração de empregos nos últimos três anos, com a criação de 3.565 novos postos de trabalho entre 2021 e 2023. Este número representa um avanço significativo no mercado de trabalho local e evidencia o crescimento econômico da região. Entre os setores que mais contratam, destacam-se o de serviços, especialmente a hotelaria, além da indústria e do comércio.

E o investimento da Administração Municipal na reforma geral do Aeroporto Municipal Romeu Zema proporcionou a conexão de Araxá com os principais aeroportos do país. Os voos comerciais foram retomados e hoje o município conta com nove voos semanais, sendo dois voos para Guarulhos (SP) e sete para Belo Horizonte.