Nova frota de ambulâncias do Município triplica o número de atendimentos realizados

Visando proporcionar mais conforto, qualidade e eficiência, a Prefeitura de Araxá aumentou em 200%, de quatro para 12, a frota de ambulâncias disponíveis para atendimentos de saúde no município. A ampliação, implantada em 2022 pela Prefeitura de Araxá, também garantiu a modernização dos equipamentos médicos dos veículos e triplicou o número de atendimentos de serviço de transporte e locomoção de pacientes.

O serviço conta com quatro ambulâncias à disposição da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma em cada Ambulatório Médico de Emergência (Unileste e Uninorte), uma exclusiva para transporte de pacientes com hemodiálise e cinco para viagens. Do total, quatro ambulâncias possuem estrutura para montagem de UTI’s móveis.

Atendimentos também são realizados por meio de oito carros, que o garantem Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Três ônibus fretados realizam ainda o trajeto de pacientes entre Araxá e as cidades de Barretos e Uberaba.

No período de agosto de 2022 a abril de 2024, foram realizados com os veículos cerca de 38 mil atendimentos, sendo 31.680 internos (Upa e Ames), 2.010 de urgência e emergência e 4.352 viagens para TFD, totalizando cerca de 1.902 atendimentos ao mês. O número é superior ao realizado antes do aumento da nova frota de veículos, quando eram realizados aproximadamente 600 transportes de pacientes por mês.