Araxá é destaque entre as cidades mineiras no Mapa Brasileiro do Turismo

Araxá foi destaque no Mapa Brasileiro do Turismo, de acordo com o ranking divulgado pelo Ministério do Turismo, que inclui cidades que consideram o setor estratégico para o desenvolvimento e que têm real vocação turística. O município obteve o conceito “B”, sendo o único do Circuito Nascentes das Gerais e Canastra a receber a certificação.

A avaliação leva em conta o desempenho da economia no turismo local, a partir de variáveis como a quantidade de estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos federais a partir do setor de hospedagem e o número de visitantes nacionais e internacionais.

Outros critérios são a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, a existência de um Plano Municipal de Turismo e as atividades de planejamento e governança dedicadas ao setor. Em Minas Gerais, três cidades foram certificadas com a categoria “A” e 30 com a “B”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Italo Marcus Fonseca Borges, a classificação da cidade reflete na realização de grandes eventos e nos investimentos realizados.

"Além de ser uma cidade com grandes eventos internacionais, como as copas de Mountain Bike e a ExpoQueijo, e de renome, como o Fliaraxá, Araxá se destaca também pelo seu potencial histórico e geográfico. Outros fatores, como os investimentos nas formas de acesso à cidade, com a restauração do aeroporto municipal e a excelente estrutura hoteleira, foram fundamentais para a certificação", destaca.