Prefeitura de Araxá reestrutura rede de saúde mental e amplia em mais de 45% o número de atendimentos

A Prefeitura de Araxá realizou uma reestruturação do serviço de saúde mental no município, passando a oferecer um acolhimento mais ágil e eficiente a quem procura. Desde a implantação do novo sistema (seguindo normativas do Sistema Único de Saúde – SUS), houve um aumento de mais de 45% no número de atendimentos na rede pública. Hoje, são mais de 70 profissionais atuando na equipe de saúde mental.

O serviço é dividido em três frentes:

A primeira são os atendimentos ambulatoriais, que acontecem nas unidades de saúde (Unioeste, ESF Max Neumann, Uninorte, Uninordeste, Unileste e Unisul), onde o pré-acolhimento é realizado por assistentes sociais e equipes que, de acordo com o caso, vão determinar um plano terapêutico para cada paciente. Caso necessário, ele é encaminhado para grupos com o psicólogo ou para o atendimento individual com o psiquiatra.

A segunda frente é voltada aos atendimentos em casos de crises, realizados com acolhimentos imediatos nos Centros de Atenção Psicossocial: CAPSij (infanto-juvenil); CAPS Maria Pirola (adultos com condições psiquiátricas) e CAPS AD (álcool e drogas).

Já a terceira, é para casos de surtos psicóticos e tentativas de autoextermínio, que tem atendimento garantido na Unidade de Pronto Atendimento (Upa), contando com psiquiatra de plantão 24h.

Horários de atendimento

Pré-acolhimento unidades de saúde