Com eficiência na gestão pública e arrecadação maior que a prevista, Prefeitura de Araxá fecha o 1º quadrimestre de 2024 com saldo positivo

As contas públicas de Araxá fecharam o primeiro quadrimestre de 2024 com saldo positivo. Os números ressaltam a eficiência na gestão pública e o aumento da arrecadação, mesmo com a crise econômica que afeta os municípios brasileiros há mais de dois anos.

Os dados levantados pela Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão e a Controladoria-Geral do Município, apontam para uma receita arrecadada de R$ 240.591.400,64 entre janeiro a abril, totalizando um aumento de R$ 24.397.252,64 em comparação a receita prevista no orçamento de 2024.

Estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) registrou no último ano o maior rombo nas contas públicas dos Municípios brasileiros em décadas. Araxá, assim como 49% das cidades brasileiras, terminou o ano de 2023 com déficit e tem realizado medidas para equilibrar as contas públicas.

A crise afetou a todos, pequenos, médios e grandes municípios. A pauta, inclusive, é um dos assuntos debatidos na Marcha de Prefeitos a Brasília, que reúne mais de 5 mil gestores públicos nesta semana.