Ranking coloca Araxá como a 38ª cidade com melhor acesso a educação do Brasil e a 3ª em Minas Gerais

O Centro de Liderança Pública divulgou o ranking dos municípios de melhor educação do país. Os indicadores de 2023, colocam Araxá como a 38ª cidade do Brasil com o melhor acesso à Educação e a 3ª em Minas Gerais, atrás apenas de Ituiutaba e Governador Valadares. Os dados proporcionam uma visão ampla do sistema educacional, permitindo a identificação de áreas de sucesso e desafios a serem superados pelas escolas e pelo município como um todo.

O Centro de Liderança é uma organização sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento de líderes políticos comprometidos em promover mudanças transformadoras na sociedade brasileira. Com parcerias internacionais, a CLP desenvolve programas de desenvolvimento na esfera pública, utilizando as metodologias eficazes existentes na transformação e criação de governos melhores e mais eficientes.

Em Araxá,  melhorias  na infraestrutura têm refletido positivamente nos indicadores de acesso à educação . Creches e Escolas Municipais de Araxá receberam mais de R$ 18 milhões de investimentos em melhorias na infraestrutura somente em 2022 e 2023. Construção e reformas de novas unidades e implantação de salas modulares escolares ampliaram o número de vagas no ensino público de Araxá. Projetos como a distribuição de kits de material escolar e uniformes proporcionam uma melhor qualidade do ensino e economia para famílias carentes.

O Programa “Eu Vou”, por exemplo, facilitou o acesso por meio da gratuidade da tarifa no transporte público coletivo.

Outros pontos importantes são a ampliação do número de alunos na Educação Integral que, desde 2023, é política pública do município, o Sistema de Cadastro de Matrículas , que possibilita uma visão das regiões que apresentam maiores demandas por vagas e o atendimento na Educação Inclusiva, com o Centro de Atendimento à Educação Inclusiva (CAEI) e o CAEIzinho, uma vez que a educação inclusiva tem como objetivo garantir o direito de TODOS à educação.