A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Meningite C até o dia 31 de julho. A imunização é voltada para o público a partir de 16 anos e está disponível para quem tenha recebido a última dose no mínimo há cinco anos.
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas, no Brasil, a doença meningocócica é mais frequente entre crianças com até 5 anos de idade.
Para receber o imunizante, basta levar um documento com foto, Cartão de Vacina e Cartão do SUS (se tiver).
Vale lembrar que o uso de máscara em locais que ofereçam serviços de saúde, como postos de vacinação, continua sendo obrigatório.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Fonseca, o objetivo da prorrogação é potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.
“É de extrema importância manter o Cartão de Vacinação atualizado, independentemente da dose ou da faixa etária. A prorrogação da campanha dá garantia de acesso gratuito à proteção a esse público, e é imprescindível que os pais ou responsáveis reservem um tempo para levar os adolescentes para se vacinarem e cuidarem da saúde”, reforça.
Locais e horários de vacinação
- Unileste: 8h às 16h;
- Uninorte: 8h às 16h;
- Unicentro: 8h às 16h (terças: 8h às 17h);
- Unisul: 8h às 12h e das 13h às 16h;
- Unisa: 8h às 12h e das 13h às 16h;
- Uninordeste: 8h às 16h;
- ESF Max Neumann: 8h às 17h (terças e quintas: 8h às 18h)