Araxá participa de audiência pública sobre construção de política mineira de cidades inteligentes

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) participou de uma audiência que debateu sobre a construção de política pública que apoie a implantação de cidades inteligentes em municípios mineiros, nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O IPDSA esteve representado pelo superintendente Vinicius Martins e a audiência também contou com a participação do vereador Wellington Martins. A cidade inteligente tem sido definida com o uso de ferramentas tecnológicas para o seu desenvolvimento em vários setores.

Exemplo disso foi a recente implantação do Programa Colab Cidadão pela Prefeitura de Araxá, que promove a participação direta com a população, que através do aplicativo Colab Araxá proporciona mais eficiência na prestação dos serviços públicos e atendimento às demandas do cidadão.

De acordo com Vinicius, as cidades inteligentes são um conceito que tem ganhado destaque nos últimos anos, à medida que as tecnologias digitais e a conectividade se tornam mais amplamente disponíveis.

“Elas fazem com que as cidades tenham mais conectividade, uso eficiente de recursos, mobilidade sustentável, participação cidadã, segurança e resiliência. Com isso, conseguimos verificar diversos benefícios de melhorias na eficiência energética e redução de custos operacionais”, afirma.

“Isso representa melhoria no transporte público e redução do tempo deslocamento, promoção da sustentabilidade e redução da emissão de carbono; melhora a qualidade de vida para os cidadãos com serviços mais eficientes, além de estimular a inovação e o desenvolvimento econômico”, acrescenta o superintendente.

Já no âmbito estadual, para a instituição de uma política mineira de apoio às cidades inteligentes, foi apresentado o Projeto de Lei (PL) 789 / 2023 pela Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios, com o objetivo de apoiar políticas públicas municipais.