Comitê Municipal de Enfrentamento à Arboviroses discute ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O Comitê Municipal de Enfrentamento a Arboviroses se reuniu nesta quinta-feira (11) para discutir ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. A reunião teve como objetivo atualizar a situação das doenças na cidade e planejar estratégias para combater o mosquito.

Até o momento são 2.491 notificações, 705 casos positivos e um óbito de dengue registrados em 2023.  Em relação à febre chikungunya, foram registrados dois casos positivos da doença. Não há nenhuma notificação de casos suspeitos do zikavírus até o momento.

O biólogo da Vigilância Ambiental, Fabricio de Ávila Ferreira, afirma que o apoio da população no combate ao mosquito é fundamental. “Nosso levantamento de índice larvário apontou que a maioria dos focos dos mosquitos está no interior dos domicílios. Portanto, o papel da população é primordial”, ressalta.

“Várias parcerias foram firmadas principalmente no que se refere à educação em saúde, que é o ponto chave na prevenção de qualquer doença, onde a sensibilização pode ocasionar mudança de comportamento das pessoas”, completa o biólogo.

As equipes da Vigilância Sanitária realizam diversas ações na cidade no combate ao mosquito. Mutirões de limpeza, visitas em imóveis e palestras nas escolas municipais são algumas das atividades promovidas para conscientizar e alertar a população sobre a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.