Prefeitura de Araxá celebra os 111 anos da Escola Delfim Moreira em solenidade especial

Numa noite marcada pela emoção, alunos, professores, ex-alunos, diretoras, ex-diretoras e autoridades celebraram os 111 anos da Escola Delfim Moreira. A comemoração, realizada na quarta-feira (30), no Teatro Municipal Maximiliano Rocha, contou com a participação do prefeito Robson Magela e relembrou a trajetória da escola desde a sua fundação e trouxe a apresentação de coral e dança dos alunos.

A escola foi fundada em 1911, quando um grupo de senhoras se reuniu com o então secretário do Interior de Minas Gerais, Delfim Moreira, solicitando a construção daquela que seria a primeira escola de Araxá. Inicialmente, a instituição funcionou próximo onde hoje é a região da Igreja Matriz de São Domingos. Em 1930, a escola passou para o prédio onde funciona até os dias atuais, na avenida Getúlio Vargas.

Desde então, quase 100 mil alunos já passaram pela instituição. Educadoras como Dona Yayá (Maria de Magalhães), que foi a primeira diretora do Delfim Moreira entre os anos de 1911 a 1943, Araci Pedrelina de Lima, Luiza de Oliveira Faria, Rita Penelo, Alice Moura, Agar de Affonseca e Silva, Lucília Porfírio Cardoso, a Margarida de Ávila Barbosa e Serise Maria Santos e Rosângela Pereira Melo de Lucca estiveram entre as que conduziram a escola e que foram exemplos para outros professores em todo o Município.

A atua diretora, Tatiane Teixeira Duarte destaca que em 2022 a escola, antes pertencente ao Estado, passou pelo processo de municipalização. “Isso otimizou o trabalho pedagógico que já vínhamos desempenhando. É uma escola conhecida até fora daqui por conta da qualidade e dos professores. Estou orgulhosa de poder estar à frente da direção da escola neste momento", diz.

Com emoção, a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, falou da instituição como um local constituído por pessoas que fazem parte do que hoje a escola Delfim Moreira representa para Araxá. "A escola é gente! Gente que se conhece, se abraça, se ajuda e que partilha. E isso representa as pessoas que fizeram, fazem e que vão fazer parte da história da Escola Delfim Moreira", disse Zulma.

A inspetora escolar Maria Cristina de Oliveira Barreto, que representou a 29ª Superintendência Regional de Ensino, anunciou que o Estado já publicou a Resolução 1.488 de 23 de novembro de 2022, em que a partir de 2023 a instituição passa a ser denominada Escola Municipal Delfim Moreira.

"Na hora que chega a notícia de uma municipalização, realmente as pessoas se assustam. Mas após quase um ano desde a mudança, a gente faz um balanço positivo. A escola continuou com os mesmos servidores e a mesma direção, assim como foi prometido pela Secretaria Municipal de Educação. Dessa forma, deu continuidade ao trabalho brilhante que vinha sendo feito. Prova disso é o primeiro lugar no Proalfa em 2022, que historicamente é conquistado pela escola Delfim Moreira", disse.

O governador Romeu Zema também enviou um vídeo parabenizando a escola pelo aniversário. Ele relembrou o tempo em que foi aluno da instituição, durante 4 anos, quando era jovem, sob a direção de Dona Agar, a quem fez um cumprimento especial, juntamente com suas ex-professoras.

Em seu pronunciamento, o prefeito Robson Magela destacou a importância da instituição para a cidade e aproveitou para anunciar a revisão do Plano de Carreira para os Servidores da Educação, que em breve será enviado à Câmara Municipal de Araxá.

"A municipalização possibilitou um contato mais próximo entre a diretoria e a gestão e com isso passou a atender melhor e com mais agilidade a demanda da comunidade, alunos e professores. Exemplo disso é que, acatando uma demanda antiga e bastante esperada, ainda este ano iremos encaminhar para a Câmara Municipal a revisão do Plano de Carreira dos Servidores da Educação, que irá valorizar essa classe que tanto merece", anunciou.