Prefeitura recebe confirmação da implantação do Samu em Araxá

Foi confirmada a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Araxá. A notícia foi anunciada em uma reunião realizada nesta quinta-feira (17) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), em Uberaba. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves Pereira, e do presidente da Câmara Municipal, Raphael Rios.

Na ocasião, representantes do Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul) esclareceram todas as informações necessárias para o trabalho de implantação do Samu.

Os municípios da Macrorregião Triângulo Sul que vão receber as bases descentralizadas, como Araxá, foram orientados sobre a construção ou adequação de espaço físico para comportar as equipes e ambulâncias. Foi tratado também sobre o modelo de financiamento do Samu, uma contrapartida do Governo do Estado que vai financiar equipamentos e ambulâncias do serviço.

Dessa forma, o município é responsável pela adequação do espaço físico para que os equipamentos sejam instalados. O prazo dessa execução foi discutido e será iniciado de imediato e os próximos passos são o planejamento, o estudo do espaço, o custo e o processo licitatório para que o Samu se torne uma realidade regional. Para o planejamento de Araxá, constam uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB).

O presidente da Câmara, Raphael Rios, já havia demandado o Samu para Araxá diretamente ao governador Romeu Zema em julho de 2021. E ainda neste mês de novembro, o prefeito Robson Magela esteve em Belo Horizonte, juntamente com Raphael Rios e o deputado estadual Bosco, em uma reunião com o vice-governador eleito, Matheus Simões, tratando sobre a vinda do serviço para a cidade. O processo avançou, inclusive, com total anuência do prefeito Robson Magela.

Segundo Raphael Rios, a confirmação do Samu em Araxá será um grande passo para a Saúde do Município. "A vinda do Samu é um sonho antigo e uma necessidade importante para o atendimento de urgência e emergência em Araxá. E agora fomos informados, na companhia da secretária Cristiane Pereira, pela coordenação estadual do Samu sobre os trâmites e veio a confirmação pelo Cistrisul durante reunião em Uberaba. Araxá vai ganhar e muito com esse novo serviço", conta.

A secretária Cristiane acrescenta que o Samu é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências e tem como finalidade proteger a vida das pessoas. “Além de garantir também a qualidade no atendimento no Sistema único de Saúde (SUS). Com isso, ocorre a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Araxá, portanto, está garantindo efetivo avanço na rede de urgência e emergência”, reitera.

Segundo o prefeito Robson Magela, esta notícia deve ser comemorada. “Vai representar um enorme avanço para Araxá e toda a região. Um planejamento de anos e que com certeza irá trazer mais segurança e dignidade aos araxaenses em relação à Saúde Pública. Estamos muito felizes com o anúncio e vamos continuar trabalhando ainda mais para que toda a estrutura e serviços oferecidos sejam de excelência”, ressalta.