Lei Calmon Barreto 2 vai destinar R$ 250.000,00 à classe artística de Araxá

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), como parte das ações emergenciais destinadas ao setor de cultura, abriu a seleção pública para premiar projetos culturais de artistas da cidade por meio da Lei Municipal Calmon Barreto 2. Nesta edição serão destinados R$ 250.000,00 para 70 propostas.

Serão dois editais em vigência, que já estão disponíveis no site da Fundação Cultural Calmon Barreto. O primeiro contemplará exclusivamente setor musical com 40 propostas premiadas em R$ 4.000,00 cada. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 4 e 13 de abril, das 8h às 17h.

Já o segundo edital é voltado para as artes integradas (exceto música), onde 30 projetos serão premiados com R$ 3.000,00 cada. As inscrições são entre os dias 13 e 20 de abril, no mesmo horário.

“Neste ano dividimos os editais em dois. Nos levantamentos realizados, percebemos que a maioria dos cadastros realizados na fundação são relacionados à música. Além disso, o edital separado apenas para os músicos também foi a forma de dar uma atenção especial a essa classe”, destaca a presidente da FCCB, Cynthia Verçosa.

Em ambas as inscrições, o envelope deverá ser entregue lacrado e a documentação não será analisada ou conferida pelo agente recebedor. Outro ponto de atenção, é que o artista que deseja pleitear os recursos deve estar inscrito no Cadastro de Agente Cultural no segmento específico que deseja desenvolver os projetos.

”É importante ler o edital com atenção e verificar quais são as normas e os documentos exigidos. O envelope passa por duas comissões de análise. A primeira é a de documentação, que se caso tiver alguma inconsistência, o projeto é eliminado na primeira etapa. A segunda comissão é a artística, que conta com um avaliador de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), um membro do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e pela Fundação Cultural Calmon Barreto”, explica Cynthia.

Para esclarecimento de dúvidas ou atualização de cadastros, o telefone para contato é o (34) 9.9313-0061.

Acesse os editais na íntegra.

- Premiação para o setor musical - https://bit.ly/3uTff2b

- Premiação para artes integradas, exceto música - https://bit.ly/36M0DKd