Ações integradas para o combate à dengue em Araxá

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o planejamento de estratégias importantes para o combate à dengue em Araxá. Considerado como período crítico da doença de novembro de 2015 a abril de 2016, uma reunião foi promovida, na quinta-feira (26), no Teatro Municipal, com agentes comunitários de saúde e de controle de endemias para trabalhar em conjunto com ações preventivas contra a doença.

Essa integração proposta entre os agentes pela Secretaria Municipal de Saúde ocorreu um dia antes do lançamento de campanha criada por meio da Secretaria de Estado de Saúde para mobilizar a população no controle e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

O encontro contou com a participação do prefeito Aracely de Paula, da vice-prefeita e secretária de Saúde, Lídia Jordão, das coordenadoras Telma Di Mambro (Vigilância em Saúde), Flávia Rios (Vigilância Ambiental) e Nara Porto (Atenção Primária).

“Nós estabelecemos a partir de agora uma interação entre esses agentes (comunitários de saúde e de controle de endemias). Tudo que eles observarem e puderem passar de alerta à população, as duas equipes vão fazer para reduzir o número de mosquito Aedes Aegypti na cidade”, afirma Telma Di Mambro.

Todos os participantes do encontro foram alertados ainda que o mosquito que, além da dengue, também é transmissor da chikungunya e da zika, esta tem deixado o país em alerta por ter associação com o grande número de casos de microcefalia notificados nos últimos dias, mais de 700 até o momento, abrangendo nove Estados.

Lídia Jordão acrescenta que as duas equipes percorrem os bairros de Araxá e, portanto, a Secretaria de Saúde auxilia os servidores com capacitação e treinamento. “São equipes muito integradas e as pessoas que são atendidas por elas precisam também estar nessa integração, se conheçam e saibam quem atua naquele setor”, complementa a secretária.

O prefeito Aracely de Paula ressaltou a importância dos agentes para o desenvolvimento desse trabalho integrado. “Eles são para todos nós o braço avançado da administração, a mão que se estende a cada morador, que necessita dessa presença amiga que leva uma mensagem do poder público”, conclui o prefeito.