Prefeitura inicia vacinação de idosos entre 78 e 79 anos

Com a nova remessa entregue pelo Governo do Estado na última segunda- feira (15), a Prefeitura Municipal de Araxá retomará a vacinação de idosos.
A faixa de idade a ser imunizada será de 78 e 79 anos.
A aplicação será feita nesta quarta (17), das 8h às 16h, pelo sistema de drive-thru e pedestres, em quatro Unidades de Saúde - Uninorte, Unileste Unioeste e Uninordeste.Para a imunização serão feitas duas filas: uma para idosos que estiverem em veículos e outra para os que não possuem meio de transporte.
"Fizemos um planejamento pensando em agilizar o processo de imunização e, assim, evitar filas.
Entendemos a ansiedade das pessoas, mas não tem necessidade de pessoas chegarem com horas de antecedência nas Unidades de Saúde.
Teremos doses suficientes para concluir a aplicação nessa faixa etária", enfatiza a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra.Não será necessário a realização de cadastro no ato da vacinação, apenas a apresentação de cópia da identidade, CPF, comprovante de endereço e, se tiver, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pessoas que não levarem os documentos solicitados terão que realizar o cadastro, o que causará um tempo de espera maior.De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a quantidade de vacinas destinadas ao município não atenderá todo o grupo priorizado pelo Plano de Imunização do Governo Federal e Governo do Estado.
"Com a quantidade de vacinas entregues, a vacinação do restante de idosos acima de 75 anos que não foram contemplados deve ficar para próxima semana", explica.A vacinação em idosos acamados permanecerá.
Para quem ainda não foi cadastrado, basta que um familiar se dirija à unidade mais próxima da residência para que a equipe de saúde faça o cadastro do idoso e marque a visita domiciliar para aplicação.Imunização de profissionais de saúdeA imunização dos profissionais de saúde será feita também nesta quarta (17) das 8h às 16h, em duas Unidades de Saúde - Unisa (1ª dose) e Unicentro (2ª dose).
Será necessário apresentar o xerox da carteira profissional, CPF e identidade e comprovante de endereço.Segunda dose em idosos acima de 80 anosA aplicação da 2ª dose do imunizante em idosos acima de 80 anos acontece na quinta-feira (18), das 8h às 16h, basta que a pessoa se dirija a uma das Unidades de Saúde - Uninorte, Unileste, Unioeste e Uninordeste com o comprovante da primeira dose da vacina e cópia da identidade e CPF.