Estado se reúne com municípios do Triângulo Sui para alinhar medidas da Onda Roxa

Curva ascendente no número de casos e de óbitos, aumento no número de internações em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e taxa de isolamento abaixo dos 30% na macrorregião.
A grave situação do sistema de saúde do Triângulo Sul foi pauta de videoconferência do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, com prefeitos e demais agentes políticos neste sábado (6).Araxá esteve representada pelo prefeito Robson Magela, vice-prefeito Mauro Chaves e secretária municipal de Saúde, Diane Dutra.No encontro, foi comunicada a inclusão dos 27 municípios do Triângulo Sul na Onda Roxa do Programa Minas Consciente, como forma de conter o avanço da doença na região.
Mesmo os municípios que não aderiram ao Minas Consciente estão obrigados a seguir as medidas."O aumento da ocupação dos leitos na região sinalizou a necessidade de medidas restritivas em todo Triângulo Sul.
Entretanto, é fundamental que essas medidas sejam tomadas de forma coordenada, uma vez que, muitas cidades recebem pacientes de outras", explicou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.A Onda Roxa é protocolo mais rígido de combate ao coronavírus e foi anunciada pelo governador Romeu Zema no último dia 3.
A taxa de distanciamento social; taxa de ocupação de leitos; a taxa de incidência e surtos e a taxa de óbitos estão entre os critérios para o ingresso à onda roxa.
Entre as medidas adotadas neste protocolo, está o toque de recolher entre 20h e 5h."Estamos cientes dos impactos que essas medidas causam na economia como um todo.
Mas neste momento nossa prioridade é salvar vidas e garantir o atendimento a qualquer paciente, seja araxaense ou de cidades vizinhas, que venha a precisar do sistema de saúde em Araxá", destaca o prefeito Robson Magela.A deliberação será publicada no Diário Oficial do Estado deste domingo (7) e inicialmente vale por 15 dias.
Após esse período, um novo encontro será marcado para analisar a situação e alinhar novas medidas.Medidas de restrição e circulação- Funcionamento apenas de serviços essenciais;- Toque de recolher entre 20h e 5h;- A circulação de pessoas deve ser apenas em casos e situações relacionadas às atividades essenciais;- Proibição de circulação de pessoas sem uso de máscaras;- Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe;- Barreiras sanitárias de vigilância;- Proibição de eventos públicos e privados;- Proibição de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram juntos;- Proibição de venda de bebidas alcoólicas (decreto municipal).