Vigilância Sanitária orienta motoristas sobre o transporte de pacientes que fazem hemodiálise

Os motoristas de Araxá e da microrregião estão sendo informados sobre a Nota Técnica número 16, que trata do transporte sanitário público de pacientes que fazem hemodiálise. A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem promovido reuniões com os profissionais, repassando orientações que visam a segurança dos pacientes e dos motoristas.

A coordenadora da Vigilância Sanitária em Araxá, Magaly dos Santos, informa que o Centro de Diálise – CDA, atende 167 pacientes de Araxá, Santa Juliana, Perdizes, Tapira, Campos Altos, Ibiá, Pratinha e Pedrinópolis. As reuniões com os representantes dos municípios estão sendo feitas na sede da Secretaria de Saúde. Os motoristas são orientados sobre a forma correta de transportar os pacientes, respeitando o limite de ocupantes por veículo. Ressalta que é necessário o uso de álcool 70 ou hipoclorito de sódio para higienização dos veículos e se algum paciente tiver sintomas respiratórios, é obrigatório o uso de máscara, medidas que protegem os pacientes e os profissionais que fazem o transporte. “É importante repassar as orientações porque são pacientes imunodeprimidos, estão no grupo de risco e não podemos colocá-los em uma situação que pode comprometa a saúde deles. Eles têm comorbidades e se forem contaminados pelo coronavírus, correm risco de morte”.

Magaly também esteve na Casa Apoio, em Uberaba, repassando orientações sobre a segurança dos funcionários e dos pacientes que passam pelo local.