Pacto pela Alfabetização na Idade Certa em Araxá

A Secretaria Municipal de Educação lançou o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, Edição 2015, no último dia 26 de agosto, em evento promovido sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia). A iniciativa conta com a parceria entre a Administração Municipal, o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O curso objetiva a qualificação de professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas de alfabetização, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido entre o Governo Federal, Estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.

O projeto para Araxá foi apresentado pela coordenadora do Pacto, servidora Sueli Aparecida Ramos da Silva. Apresentações artísticas e uma palestra motivacional com o tema "Autoestima e Motivação", proferida pela orientadora educacional Ivânia Lúcia Prado Souza, marcaram a abertura do projeto em Araxá.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, a alfabetização é a fase mais importante que a criança tem para entrar no mundo da leitura.

“As professoras vão participar do pacto porque nossas crianças estarão nas mãos delas, que serão as responsáveis para que todas estejam lendo até aos 8 anos. Toda formação que participamos, crescemos um pouquinho profissionalmente e nos sentimos mais felizes e aptas para trabalhar na área”, comenta.

O Pacto da Alfabetização pela Idade Certa prossegue com aulas até dezembro, realizadas às quartas, quintas e aos sábados, no Centro de Formação Continuada, que fica na Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo.