Araxá é destaque entre as cidades mais pacíficas do Brasil

Araxá aparece na 2ª colocação em Minas Gerais e na 12ª posição nacional como uma das cidades mais pacíficas do país.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou dados do Atlas da Violência que aponta Araxá na 2ª colocação em Minas Gerais e na 12ª posição nacional como uma das cidades mais pacíficas do país. O município registrou taxa de 7,9 homicídios para cada 100 mil habitantes.

No Estado apenas Araxá, Passos e Varginha aparecem entre as 20 cidades do Brasil com as menores taxas de homicídios. O estudo divulgado nesta segunda-feira, 5, foi feito para medir o nível de violência nas cidades médias e grandes do país. O Ipea analisou um total de 310 municípios.

O Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, afirma que o bom desempenho do município neste setor se deve a uma somatória de esforços com atenção especial à segurança pública. “O trabalho conjunto da Prefeitura Municipal, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Magistratura e o Ministério Público com um perfeito entrosamento de todos estes órgãos de defesa social faz toda a diferença”, afirma. Ele cita como exemplos de ações de sucesso na cidade a implantação do vídeo monitoramento, a substituição da iluminação a vapor por lâmpadas de LED, entre outros.

O Prefeito Aracely de Paula destaca que a Administração Municipal desenvolve um amplo trabalho que envolve uma atuação solidária entre todos os órgãos que respondem pela segurança pública de Araxá.  Segundo ele, a somatória de todas as forças voltadas para um objetivo comum faz com que as coisas aconteçam. “Gostaria de agradecer a atuação da Polícia Militar através do comandante Ten. Cel. Fernando Reis, a Polícia Civil através do Delegado Regional Dr. Vitor Hugo Heisler, o Corpo de Bombeiros através do Cap. Thiago Augusto Pereira, que em conjunto com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania através do Dr. Élvio Bertoni tornam o sistema de segurança de Araxá ainda mais forte”, afirma.

Aracely conclui que Araxá tem sido destaque não só na área de Segurança Pública, mas também em vários outros setores como Educação e Saúde. “Tudo isso faz parte da ação solidária desenvolvida pela Administração Municipal que em Araxá se une em torno de ideias”, diz o prefeito.

Saiba mais sobre o Atlas da Violência no link do Jornal Estado de Minas: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/08/05/interna_gerais,1074969/minas-tem-tres-cidades-entre-as-mais-pacificas-do-pais-veja-quais.shtml