FCCB relança revista O Trem da História

Relembrar personalidades importantes que contribuíram para o crescimento da cidade e fizeram história ao longo de 150 anos. Foi com esse sentimento de reverência que a Prefeitura de Araxá e a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) relançaram a revista “O Trem da História”, nesta quarta-feira (5), no Teatro Municipal. O evento fez parte do calendário oficial do Sesquicentenário de Araxá.

O exemplar que recebeu a coordenação da presidente da FCCB ,Magaly Cunha Porfírio Borges, mostra fatos marcantes da história de Araxá desde a chegada da colonização portuguesa à região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba até a década de 1930.

“Teve um exemplar dos 450 anos de São Paulo que foram colocadas muitas fotografias e textos menores. Então, essa revista tem mais ilustrações. Algumas pessoas que fizeram parte da construção de Araxá estão em destaque na revista ‘O Trem da História’. Nós queremos mostrar a história rica da cidade para todos”, comenta a presidente.

Uma exposição fotográfica retratando lugares marcantes da cidade, idealizada pela FCCB, chamou a atenção dos convidados. Um dos maiores grupos de chorinho do país, Flor do Abacate, de Belo Horizonte, relembrou grandes sucessos do ritmo genuinamente brasileiro de artistas como Chico Buarque, Pixinguinha, dentre outros, e foi bastante aplaudido pelo público.

Durante o evento, a FCCB fez homenagens póstumas para 15 personalidades, representadas por seus parentes. Cada um recebeu um exemplar da revista “O Trem da História” com 37 páginas. Está previsto o lançamento de mais duas edições alusivas às comemorações do Sesquicentenário de Araxá que abrangem os períodos de 1940 a 1979 e 1980 a 2015.

Este primeiro exemplar pode ser ainda adquirido na sede da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Homenageados

- Anna Jacintha de São José (Dona Beja).

- Deputado provincial, educador e presidente da República da Província de Goiás, Eduardo Augusto Montandon.

- Político, farmacêutico, agrônomo, fazendeiro e jornalista João Jacques Henri Montandon.

- Membro fundador da 1ª Loja Maçônica de Araxá, Capitão José Porfírio Álvares Machado.

- Membro fundador da Ordem dos Vicentinos, Capitão Belarmino de Paula Machado.

- Francelino Cardoso, fundador do “O Externato Araxaense”.

- Políticos Adolpho Ferreira de Aguiar e José Adolpho de Aguiar.

- José Florêncio da Fonseca, conhecido com Zeca do Alfredo, criador da “Gota do Zeca”.

- Cantor sacro, músico e maestro Elias Porfírio de Azevedo.

- Artista plástico Calmon Barreto.

- Construtor italiano Luiz Colombo.

- Educadora Maria de Magalhães (Dona Iaiá).

- Médico Franklin de Castro.

- Sapateiro Cláudio José de Faria.

- Pedagoga Leonilda Scarpellini Montandon.

- Romeiros Padre Emílio Carlos Philippini, João Geraldo e Dona Carlota.