Palestra do Setembro Amarelo aborda prevenção ao suicídio

“Valorizar a vida ainda é o melhor remédio” foi o tema de palestra realizada no Teatro Municipal, na última segunda-feira, 25, em continuidade à programação do Setembro Amarelo. Com a presença de alunos do Instituto Foco, profissionais da Prefeitura, o tema suicídio foi abordado pelos palestrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) com destaques sobre a relevância da vida e atentou para as inúmeras formas de prestatividade às pessoas angustiadas ou que precisam de ajuda emocional ou psicológica.

“É importante abordamos nossa vivência no Centro de Valorização da Vida, e o papel dele na família, escolas e na comunidade em geral. Precisamos estar cada dia mais próximo da sociedade através dos meios de comunicação para manter todos mais informados. Hoje, o suicídio é um tema mais aberto. Em gerações passadas talvez acontecessem muitos, mas não se falava, pois era um tabu imenso”, afirma o palestrante Morleno Rodrigues.

“A palestra foi válida para mostrar outra forma de abordar o tema suicídio. Toda a população tem capacidade de fazer uma escuta mais qualificada da pessoa com sofrimento mental. Baseado nas informações locais e da Organização Mundial de Saúde, nós de Araxá achamos por bem fazer essa campanha do Setembro Amarelo com toda a população em forma de alerta para um tema que carrega muitos receios no lidar”, afirma a coordenadora do Setor de Saúde Mental, Lourdes Xavier.

Dados

Dados estatísticos de notificações realizados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que, em 2016, foram 42 tentativas e oito suicídios consumados. De janeiro a junho de 2017 foram seis suicídios e 30 tentativas.  As atividades do Setembro Amarelo em Araxá são pautadas no tema “Escutar é salvar vidas”. Durante todo o mês foram realizadas panfletagens, soltura de balões e palestras nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e escolas.

Atendimento

Para esclarecimentos e tratamento de quadros clínicos que podem incitar ao suicídio, o serviço de saúde mental de Araxá oferece atendimento aos usuários portadores de sofrimento mental por demanda espontânea e/ou por encaminhamentos nas quatro unidades básicas de saúde; nos CAPs Maria Pirola e AD (álcool e outras drogas); e PAM, nos casos de urgências.

O atendimento de prevenção ao suicídio pelo Centro de Valorização da Vida é feito 24h por dia durante todo o ano, pelo número 141. No site do CVV também é possível conversar por chat ou skype.