Rede escolar municipal é abastecida por produtos orgânicos

Das 57 escolas municipais, 47 recebem diariamente legumes e hortaliças produzidas de forma sustentável. O plantio de frutas cítricas também está em franca atividade.

A merenda escolar fornecida nas escolas da rede municipal recebeu reforço no cardápio diário com maior variedade de legumes e hortaliças. A fazenda onde os produtos são cultivados e que funcionava em parceria com o setor de pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) se tornou lavoura farta com o plantio de mais 15 espécies de verduras e legumes. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, gestora da fazenda experimental, iniciou, recentemente, o plantio de frutas cítricas. O novo projeto visa fortalecer também a área da fruticultura para abastecimento das escolas municipais.

Dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação detalham que, desde 2016, 47 das 57 unidades de ensino são beneficiadas com os produtos, de cultura orgânica, fornecidos pela Fazenda Experimental, o que garante às nossas crianças alimentos saudáveis e de boa procedência”, observa a secretária Gessy Glória.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Alexandre Carneiro, explica que o projeto existia em parceria com a Epamig, mas foi retomado há dois anos pela Prefeitura. Segundo ele, antes, a terra era utilizava pela Epamig para plantio de produtos destinados, exclusivamente, à pesquisa experimental. “Ao assumir o gerenciamento da fazenda, a Prefeitura mudou o foco da plantação e da sua utilização, priorizando o plantio de espécies apropriadas para o consumo nas unidades escolares, o que vem gerando uma cultura sustentável e safras mais produtivas”, garante o secretário Alexandre.