Fiocruz divulga resultado de macaco encontrado morto

A Secretária Municipal de Saúde informa que o macaco encontrado morto no dia 14 de fevereiro na região da Gameleira, zona rural de Araxá, teve resultado detectável para febre amarela.

O exame foi realizado pela Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz no Rio de janeiro através do Ministério da Saúde. A vacinação contra a febre amarela continua sendo oferecida normalmente nas unidades de saúde e será intensificada na zona rural. Não há nenhum caso suspeito da doença em humanos no município de Araxá.

O Secretário de Saúde, Alonso Garcia de Resende, diz que assim que o macaco foi encontrado morto foi realizado um bloqueio através de uma ampla cobertura vacinal na região onde o animal morreu. “A partir desta semana estamos intensificando a vacinação na zona rural do município. Não há motivo para pânico, pois na nossa região não temos nenhum caso suspeito em humanos da febre amarela”, garante o secretário.

Segundo Dr. Alonso, a vacinação segue sendo oferecida a toda a comunidade araxaense. “Já atingimos mais de 20 mil pessoas vacinadas somente este ano em Araxá. Boa parte da nossa população esta imunizada contra a febre amarela, uma vez que apenas uma dose da vacina representa uma proteção de 97% e bastam duas doses durante toda a vida”, afirma.