Cruzeiro da Fortaleza visita Casa do Pequeno Jardineiro

O interesse de outros municípios em conhecer o trabalho desenvolvido na Casa do Pequeno Jardineiro rendeu a terceira visita deste ano ao programa socioambiental coordenado pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e parceiro da Fundação Maçônica de Araxá. Após as visitas de representantes políticos de Indianópolis e Iturama, foi a vez da comitiva de Cruzeiro da Fortaleza saber mais sobre o programa na quarta-feira, 1.

A cidade mineira de 4.158 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi representada pelo prefeito Agnaldo Silva e o secretário de Administração, Cássio Heberth. A recepção ficou por conta de alunos e educadores, a vice-prefeita e secretária de Ação e Promoção Social, Lídia Jordão, e direção e supervisão pedagógica do programa.

O trabalho de caráter preventivo oferece formação integral através do contato com a natureza. São atendidos adolescentes de 14 a 17 anos, de ambos os sexos e devidamente matriculados em escolas araxaenses. As mudas produzidas são doadas para a população e plantadas na cidade. Há certificação após conclusão do curso e, além disso, os alunos recebem Bolsa Aprendizado, vale-transporte, atendimento à família e saúde, material hortodidático e, ainda, apoio de estagiários dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

A visita do Executivo de Cruzeiro da Fortaleza teve objetivo de compreender o projeto para replicar na própria cidade, que tem uma Área de Preservação Permanente ao entorno de uma represa. De acordo com o prefeito Agnaldo Silva, o espaço foi degradado e transformado em depósito, mas recentemente o Ministério Público autuou os responsáveis e indicou a revitalização.

“Achei muito interessante, pois além de tirar os jovens da rua, ajuda muito no meio ambiente. Inclusive, teremos que plantar em Cruzeiro da Fortaleza cinco hectares e pensamos em levar este projeto para o município. O Pequeno Jardineiro é um aprendizado que vou levar para meus secretários e pretendo implantar”, afirmou o prefeito.

A diretora pedagógica Edna Resende Campos destaca que as visitas enaltecem a relevância social e ambiental do programa. “Uma visita destas amplia a nossa visão do projeto. Ficamos felizes porque podemos agregar muito mais coisas. É um projeto de inclusão social, podemos usar o meio ambiente para tantas outras coisas. Eles ficaram sabendo através da imprensa sobre nosso projeto, acharam interessante e ligaram para marcar a visita”, afirmou.

Promovido este ano a supervisor pedagógico, João Paulo Ferreira de Paula faz parte do programa desde 2013, quando era aluno. Em 2015 se tornou educador. A relação de cinco anos com a Casa do Pequeno Jardineiro é reconhecida em forma de orgulho pelo montante de 21 mil mudas produzidas em 2016 e, também, a função social que o programa exerce.

“É um projeto em que estudamos na parte da manhã. No período da tarde tem alguma coisa para fazer e ocupar o tempo. É uma forma também de tirar os adolescentes da rua, investindo em atividades e aprendizado deles. Para nós é uma honra receber pessoas de outras cidades e mostrar um projeto que vale a pena com o incentivo aos adolescentes do ingresso no mercado de trabalho”, disse o supervisor pedagógico.