Reunião com Codemig viabiliza Vila do Artesão

O artesanato de Araxá ganhará o merecido destaque após reunião realizada entre representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) com o prefeito Aracely de Paula, com a presença do deputado estadual Bosco, presidente da Jucemg, Donaldo Bittencourt Jr. e secretários municipais. Durante o encontro na tarde desta quinta-feira (2), foi ratificado junto ao Executivo Municipal o compromisso do Governo do Estado de construir ainda este ano a Vila do Artesanato no Complexo do Barreiro em Araxá.

O trabalho será iniciado neste mês de março por meio de mobilização realizada através de consultoria para reconhecimento e catalogação de toda a atividade artesanal da cidade. A Vila do Artesanal atenderá os comerciantes que expõem as produções em toda a cidade, principalmente no Barreiro. O projeto também deverá contemplar um palco para apresentações artísticas, espaço gastronômico e centro de informações turísticas.

O prefeito Aracely de Paula reconheceu a importância do empenho conjunto com o deputado Bosco e vereadores para reforçar uma necessidade antiga dos artesãos araxaenses. O encontro contou com a participação dos secretários municipais Lucimary Ávila, Élvio Bertoni, Sebastião Donizete e da Superintendente de Turismo, Régia Cortes. O diretor da Codemig em Araxá, Élcio Barreto, e o presidente da Associação de Artesãos e Doceiros de Araxá, Antônio Donizetti Trevisan, também estiveram presentes.

“A Vila do Artesanato fará com que o exercício desta atividade cresça sempre e, é uma homenagem que se presta a todos os artesãos de Araxá e ao renascimento desta arte que o araxaense sempre cultivou. Trata-se de um trabalho conjunto em que participou a administração municipal, deputado Bosco, vereadores e associações. A Codemig cedeu aos nossos pedidos através de seus diretores, conselhos fiscal e administrativo. Acho que a Vila do Artesanato vai coroar o esforço da associação e dos artesãos, a quem eu rendo minhas homenagens”, destacou.

A diretora de Fomento á Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Azevedo Machado, adiantou que um panorama da atividade artesanal em Araxá e região será realizado ao longo de março. A conclusão do diagnóstico possibilitará o início da obra, prevista ainda para 2017.

“Começaremos os trabalhos agora em março com nossa consultoria contratada exatamente para fazer um levantamento de todos os tipos de manifestação de artesanato existentes na região para entendermos como será o funcionamento deste equipamento de uma maneira que ele tenha vida própria e seja sustentável. Esperamos que no segundo semestre a obra seja iniciada e num futuro breve a Vila do Artesanato seja entregue ao município”, afirmou a diretora.

O Diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura da Codemig, Marcelo Arruda Nassif, explica que paralelamente ao trabalho de consultoria sobre o artesanato local, começa também um estudo arquitetônico do espaço onde será instalado a Vila do Artesanato. Segundo ele, a partir deste estudo será desenvolvido o projeto executivo detalhando todos os aspectos da obra como orçamento e cronograma.

Aracely também faz questão de enfatizar a importância que Araxá tem para o trabalho desempenhado pela Codemig em esfera estadual. Ele acredita que nada mais justo do que a população ganhar estrutura para evidenciar seus próprios talentos e, consequentemente, girar a economia local.

“Acho que estamos criando uma integração maior que deveria existir a muito tempo com a Codemig, que na verdade trabalha o Estado todo com recursos oriundos do subsolo de Araxá. Sempre foi uma expectativa muito grande dos araxaenses de que ela participasse efetivamente do nosso processo de crescimento e desenvolvimento. Parece que o governador Fernando Pimentel está sensível a esta colocação, tem atendido o deputado Bosco e a nós”, acrescentou Aracely.

Para quem tem o artesanato como fonte de renda e representatividade cultural, a reunião foi um marco. O presidente da Associação de Artesãos e Doceiros de Araxá, Antônio Donizetti Trevisan, enfatiza que a tratativa é um avanço em prol de melhores condições de trabalho e vida aos artesãos.

“A reivindicação é antiga, desde governos anteriores, mas nunca teve o que aconteceu agora com a junção das forças políticas da cidade juntamente com a Codemig em se empenharem e trazer para Araxá esse centro de artesanato que vai atender a associação e os artesãos, que há muito tempo sofrem com barracas expostas ao tempo. Agora, haverá conforto para artesãos e para os turistas e compradores que se interessarem pelos produtos, com isso vai fortalecer a produção e renda”, disse.

O deputado Bosco fez coro as reivindicações do prefeito Aracely de Paula e ressaltou a importância da participação efetiva da Codemig em outros pleito do município. Segundo ele, é fundamental a atuação da estatal na viabilização de novas áreas de estacionamento no complexo do Barreiro, na manutenção de todo o parque da estância hidromineral e na construção de uma estrutura mais adequada para os profissionais que oferecem os passeios a cavalo e charretes. Também foi lembrado o compromisso da Codemig em participar da duplicação da av. Italo Ros.