Blitzen orientam população sobre cuidados no Carnaval

Na véspera do fim de semana que embala o Carnaval, vários segmentos e entidades realizam blitzen educativas com o intuito de orientar cidadãos sobre como prevenir ou agir diante de ações abusivas durante os dias de folia. Integrantes da Agenda Comum Intersetorial, responsável pela iniciativa, finalizaram o trabalho nesta sexta-feira, 24, na Avenida Antônio Carlos. Preservativos, sacos para recolhimento de resíduos e panfletos foram entregues. A Prefeitura Municipal é parceira do projeto.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas (Comad) e um dos coordenadores da Agenda Comum Intersetorial, Augusto Paiva Montandon, afirma que o trabalho ocorre desde 2012. Os resultados positivos possíveis pela prevenção reafirmam o compromisso com temas em evidência como o combate á proliferação do mosquito Aedes aegypti, roubos de celulares, violência psicológica e sexual feminina.

“Somos uma rede onde cada parceiro entra com sua atividade, que incluem prevenção sobre uso de drogas e álcool, importância de preservativos, dicas de segurança e muitos outros temas. No Carnaval, fizemos uma semana de blitzen em todos os setores da cidade e nas rodovias estadual e federal. É uma ação preventiva e todo ano fazemos esta trabalho na semana que antecede o Carnaval. Temos visto bons resultados, pois o pessoal fica esclarecido sobre vários assuntos”, afirmou.

Morador de Uberlândia, o estudante Romeu Leone está em Araxá e afirma que a iniciativa é importante para evitar problemas durante o feriado, além de informar sobre os direitos e deveres válidos para todos os dias.

“Achei interessante porque são vários temas que são trabalhados em uma única abordagem. A questão dos roubos de celular e do consumo de álcool e outras drogas são muito válidas para esta época de folia. As dicas valem de exemplo para qualquer cidade e qualquer pessoa”, disse.

Ação conjunta

Os parceiros das blitzen educativas são: Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), Narcóticos Anônimos (NA), Associação dos Corredores de Rua de Araxá (Acora), Núcleo de Apoio à Família de Toxicômano e Alcoólatra (Nafta), Centro de Formação Júlio Dário, Delegacia Regional de Polícia Civil, 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM), Ciclo Araxá, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Rotary Club Araxá Sul, Rotary Club Araxá Norte, Sesc, Sest / Senat, Soproh, Uniaraxá, Clínica CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Clínica ICT (Irmandade Comunidade Terapêutica), Conselho Tutelar, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama), Instituto Foco e a Prefeitura Municipal de Araxá com os setores de Ação e Promoção Social, Saúde, Segurança Urbana e Cidadania e Educação.