Saúde presta contas do Quadrimestre Anterior

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou a prestação de contas referente ao 3° Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior que corresponde ao período de setembro a dezembro de 2016. Números importantes foram mostrados pela equipe de profissionais que integram a Secretaria Municipal de Saúde.

A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores, imprensa e comunidade. A apresentação foi coordenada pelo secretário Dr. Alonso Garcia de Rezende e toda equipe técnica da Secretária Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 20. O plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto também contou com a presença do ouvidor municipal Hely Aires, dos vereadores e de membros da sociedade civil e organizada.

O objetivo da audiência é mostrar um balanço de toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde no referido período e de seus serviços ofertados.  No decorrer do encontro foi informado que desde que a Administração Municipal adotou a Gestão Plena de média e alta complexidade, o setor está em evolução.

“A gente tinha antes a gestão de Atenção Básica. Agora, com a Gestão Plena, a Saúde controla também o bloco de média e alta complexidade contratando a Atenção Secundária, prestadores que trabalham nesse tipo de gestão. Então, esse recurso que iria diretamente para o Estado passa a ser gerido pelo município que agora consegue negociar com os prestadores de serviços”, comenta a coordenadora do setor de Regulação Carla Fernanda Ribeiro Borges.

Participaram também da audiência pública a coordenadora administrativa do Pronto Atendimento Municipal (PAM), Cristiane Aparecida Alves, a referência técnica do Laboratório Municipal, Lídia Coelho, a referência técnica em Vigilância Epidemiológica e em Saúde, Telma Di Mambro Senra, a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Flávia Freire e a referência técnica em Vigilância Ambiental Flávia Rios.

De acordo com o que foi apresentado na audiência pública, o hospital Santa Casa de Misericórdia é referência quando se fala em procedimentos ambulatoriais chegando ao número de 12.936 e hospitalares com 1.203 internações. Em relação a Casa do Caminho, o balanço dos últimos quatro meses de 2016 apresentou 7.161 procedimentos ambulatoriais e 340 internações.

O Laboratório Municipal apresentou uma alta demanda atendida. De setembro a dezembro do ano passado foram 4.561 pacientes atendidos. Atualmente são oferecidos mais de trinta tipos de exames para comunidade. Neste quesito, o número de exames efetuados chega a 24.865, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Outras informações relacionadas a demanda ofertada pela Secretaria de Saúde foram apresentadas no decorrer da audiência. De acordo com o secretário, Dr. Alonso Garcia de Rezende, a saúde pública tem mostrado uma melhoria significativa em números e, sobretudo, a incidência de doenças, que no ano passado, incomodaram bastante a comunidade, como por exemplo, a dengue.

“O foco sempre é uma saúde voltada para todo cidadão. O que nós preocupa é a baixa oferta de leitos. A nossa luta, sempre foi desde que cheguei na Secretaria de Saúde, voltada para conseguir mais leitos. Então, se a Casa do Caminho não reabrir, estamos com a licitação em andamento para a compra de leitos, seja em hospital privado ou público, fora de Araxá. A intenção é buscar mais leitos, tanto de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), como de clínica e cirurgia”, acrescenta o secretário.

O secretário enfatizou também que a Saúde Pública em Araxá trabalha no combate do mosquito Aedes Aegypti e na prevenção das doenças, como por exemplo, oferecendo a vacinação contra a febre amarela e contando sempre com a colaboração da comunidade de um modo geral.

O secretário acrescentou que o setor da Saúde terá um grande ganho na questão de atendimentos com a futura implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Esta nova unidade deve ser inaugurada ainda neste primeiro semestre de 2017.