Parceiros entregam material em blitzen educativas

A cidade de Araxá tem um cronograma de blitzen educativas nesta semana que antecede o Carnaval. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, a Prefeitura Municipal e parceiros estarão espalhados em pontos estratégicos da cidade para levar principalmente uma mensagem preventiva e educativa a quem for curtir a folia.

O material composto principalmente por folderes e panfletos é da Polícia Militar, da subsecretaria de Políticas sobre Drogas, também do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde relacionada a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, dentre outros temas que são tão falados nessa época.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas (Comad), Augusto Paiva Montandon, ressalta que a separação de material que faz parte das blitzen educativas é importante para manter tudo organizado. “O efeito é sempre muito positivo. Nós separamos  no fim de semana o material distribuído nesta segunda-feira, 20. Hoje iremos selecionar o material que será entregue na terça-feira, 21, e assim, sucessivamente, até sexta-feira, 24”, explica o presidente do Comad.

A cada ano que essa ação é realizada pela Agenda Comum Intersetorial, mais parceiros agregam forças para mostrar que ações educativas e preventivas, principalmente no carnaval, são com certeza, o melhor caminho.

De acordo com o Major Ademir Fagundes, subcomandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, o momento que antecede o Carnaval é muito importante para ter efetividade na distribuição de folderes e panfletos educativos com a divulgação de dicas protetivas.

“A abordagem da Polícia Militar tem um cunho preventivo e as dicas servem para qualquer lugar que as pessoas forem se divertir. Além disso, nós temos pessoas que não vão para eventos carnavalescos, mas vão para proximidades de rios e represas, e existe divulgação de dicas protetivas para isso, de uma forma geral, para que a nossa comunidade estando viajando, divertindo ou descansando, possa fazê-lo com segurança”, comenta o militar.

Os parceiros das blitzen educativas são: Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), Narcóticos Anônimos (NA), Associação dos Corredores de Rua de Araxá (Acora), Núcleo de Apoio à Família de Toxicômano e Alcoólatra (Nafta), Centro de Formação Júlio Dário, Delegacia Regional de Polícia Civil, 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM), Ciclo Araxá, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Rotary Club Araxá Sul, Rotary Club Araxá Norte, Sesc, Sest / Senat, Soproh, Uniaraxá, Clínica CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Clínica ICT (Irmandade Comunidade Terapêutica), Conselho Tutelar, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama), Instituto Foco e a Prefeitura Municipal de Araxá com os setores de Ação e Promoção Social, Saúde, Segurança Urbana e Cidadania e Educação.