Cemeis recebem livros doados pela Secretaria de Educação

A literatura infantil desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) ganhou estímulos com o repasse de 50 livros por meio do Núcleo de Incentivo à Leitura. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é inédita em Araxá. Para comemorar a chegada dos livros, um grupo de funcionários da secretaria levou teatro e cantigas infantis para as crianças de quatro meses a cinco anos.

No Cemei Armindo Barbosa, no bairro Ana Pinto de Almeida, a entrega dos livros ocorreu na tarde desta sexta-feira, 17. A instituição conta com cerca de 50 profissionais que atendem 143 crianças nos períodos matutino e vespertino.

A diretora Léa Francisca Batista conta que a leitura já era estimulada com a contação de histórias semanalmente. A chegada dos livros repletos de ilustrações e com acabamento que permite interação do leitor implicará em uma reformulação do projeto.

“A gente já tem alguns livros na creche, mas a chegada de novos é de suma importância. A gente tem que apresentar livros para as crianças, principalmente nessa época de tecnologia muito avançada, e os livros vão ficando para trás. Temos que incentivar a leitura a partir dos primeiros anos”, disse.

Otimista com a iniciativa, a coordenadora do núcleo, Rosânia de Souza e Silva, reafirma a importância de fundir diversão e literatura desde cedo na vida dos alunos da rede municipal.

“Com certeza esses livros serão instrumentos de incentivo à leitura. A criança vai ter mais oportunidades de ter na escola material apropriado e de uma forma lúdica estará aprendendo”, afirmou.