Prefeito reafirma parceria com novo comandante do 37ºBPM

Após três anos à frente do comando do 37º Batalhão de Polícia Militar em Araxá, o tenente coronel Arnaldo Pereira Júnior foi substituído pelo tenente coronel Fernando Marcos dos Reis. A cerimônia de troca de comando foi realizada no Teatro Municipal,  na manhã desta terça-feira (7), e contou com a participação do prefeito Aracely de Paula, da vice Lídia Jordão, do secretário de Segurança Pública Élvio Bertoni, autoridades de segurança de cidade e região, além da população local.

Está é a primeira vez que o 37º BPM é comandado por um araxaense. O novo comandante serve à Polícia Militar desde 1997, quando seguiu para um período de seis anos em Sacramento, cidade pertencente ao 37º BPM. Em 2005, o militar retornou à cidade natal. Para este novo desafio, ele acredita que a vivência em Araxá auxiliará no combate aos problemas que ele considera serem os mais emergenciais.

“Eu e o subcomandante Major Fagundes temos conhecimento muito grande da cidade, das peculiaridades do trabalho aqui. Temos uma tropa muito aguerrida e pretendemos fazer o nosso planejamento com foco, principalmente, no tráfico de drogas, porte ilegal de armas, crimes violentos. Queremos, também, fazer parcerias com a comunidade, sociedade civil organizada e poder público de forma que possamos criar um trabalho em rede e atacar as causas da criminalidade”, destacou.

Na ocasião, o prefeito Aracely de Paula cumprimentou as autoridades policiais e destacou que a parceria com os órgãos de segurança pública é constante e se faz cada vez mais importante, pois a segurança é responsabilidade também do Executivo.

“Gostaria de ressaltar o papel importante que a Polícia Militar sempre representou na nossa cidade. Entendo que o ten cel Arnaldo foi uma pessoa extraordinária no comando do 37º Batalhão, da mesma forma que esperamos que o ten cel Fernando e o Major Fagundes possam conduzir com muita garra e espírito araxaense a nossa Polícia Militar. Eles receberão por parte da Prefeitura toda ajuda e o que for possível para que nossa população tenha tranquilidade e paz”, afirmou.

O tenente coronel acrescentou que Araxá receberá, em breve, melhorias quanto á logística e efetivo. “Temos perspectivas boas este ano tanto me relação a questões logísticas, tais como viaturas e equipamentos, quanto em relação ao efetivo. Estamos com a escola de formação em Uberaba e vamos receber efetivo que vai nos ajudar muito para atender os 12 municípios do 37º Batalhão da Polícia Militar”, adiantou.

Legado

Transferido para a corregedoria da Polícia Militar em Belo Horizonte, o tenente coronel Arnaldo Pereira Júnior discursou e se emocionou em agradecimento aos que auxiliaram na temporada de três anos à frente do comando militar do 37º BPM. Como legado, ele acredita que proporcionou condições melhores para a atuação militar.

“Acredito que minimamente conseguimos que nossa tropa tenha tranquilidade para prestar o serviço com a qualidade que a comunidade merece e espera, com isso conseguimos muitos bons resultados de uma forma global e ampla”, evidenciou.

Para o secretário de Segurança Pública, Élvio Bertoni, a cidade dispor de um comando e subcomando militar feito por dois araxaenses potencializará as ações em prol da segurança dos moradores. “Pela primeira vez temos um comando e subcomando de araxaenses. Acho que é um diferencial, pois os dois por serem da cidade já conhecem as questões da segurança pública, então já chegam prontos para continuar esse trabalho”, pontuou.