Ação e Promoção Social realiza capacitação

A Secretaria de Ação e Promoção Social realiza capacitação com os profissionais que atuam nos espaços coordenados pela pasta. Cerca de cinquenta servidores, entre psicólogo, assistente social e advogados que fazem parte das equipes técnicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), participam do treinamento que teve início nesta segunda-feira, 6, e prossegue nesta terça-feira, 7, na sede da secretaria.

A capacitação é aplicada pelo coordenador da área técnica, o assistente social Moíses Cunha, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária Lídia Jordão. Foi um momento de primeiro contato com os profissionais que trabalham nos Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e nas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

Lídia deu boas-vindas ao grupo e comemorou a oportunidade de falar pela primeira vez com os servidores que são vinculados com a Secretaria de Ação e Promoção Social. “Eu queria dizer da satisfação de ter uma equipe de trabalho que está dando certo em Araxá. Poderemos fazer muito mais se cada um desempenhar a sua função bem feito para sermos uma só secretaria”, diz a vice-prefeita.

A secretária também destaca que está a disposição para ser parceira de todos. “Fiquem tranquilos e trabalhem com tranquilidade focados em atender bem. O nosso cliente é a população. Temos o dever de atendê-los. Vamos ter um olhar diferente”, acrescenta Lídia Jordão.

O conteúdo ministrado dessa capacitação contou com diversos temas como: “Os desafios e as perspectivas de atuação profissional no município de Araxá, por área de conhecimento”; “Debate técnico: Especificidades da Proteção Básica e da Proteção Social. Referência e contra referência no atendimento ao público dos programas e serviços instalados por níveis de produção”; “Oficina prática: Elaboração de Relatórios e Pareceres sociais, fluxos de encaminhamentos e concessão de benefícios”; “Debate Temático e Oficina: Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC)” e “Apresentação: Registro de informação de atendimentos, análise dos resultados obtidos e possibilidades dos programas dos sistemas de informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário”.

A capacitação termina às 17 horas desta terça-feira, 7, e cada participante receberá um certificado comprovando a sua participação no treinamento em que a carga horária total é de 16 horas.