Igreja Matriz de São Sebastião totalmente revitalizada e reaberta para a comunidade

20-11-2025 16:50

 

A Igreja Matriz de São Sebastião, patrimônio histórico, cultural e religioso de Araxá já voltou a celebrar missas e receber visitantes que querem conhecer mais sobre esse importante patrimônio da cidade através do Museu Sacro. O prefeito Aracely cumpriu compromisso com a comunidade católica do município e revitalizou toda a igreja, que foi reinaugurada na terça-feira, 10 de novembro.

Além de secretários e assessores municipais, a solenidade contou com a presença de representantes de diversas entidades de classe; do diretor do Foro da Comarca, juiz José Aparecido Fausto de Oliveira; do arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto; do Monsenhor Valmir Ribeiro, Pároco da Catedral de Uberaba; do pároco da Igreja, Padre Elcimar Benedito da Silva acompanhado dos padres de Araxá, Uberaba e Goiânia. O senhor Hélio Ruas, discursou em nome da comunidade da região.

O prefeito Aracely ressaltou que estava feliz pela reabertura da igreja que é um patrimônio histórico de Araxá, espaço grandioso, considerado uma das regiões sagradas da cidade. Agradeceu a todos que integram a Administração Municipal e disse estar feliz em encerrar um mandato abençoado podendo dizer em alto e bom som que cumpriram o dever de cabeça erguida. “Nesse momento em que reinauguramos essa igreja totalmente restaurada nos lembramos de dezenas de obras que entregamos para os araxaenses e fazemos de uma maneira bastante significativa. Nos sentimos felizes e abençoados por estarmos ao lado da nossa população festejando a reabertura desse templo sagrado que possui mais de dois séculos de história”.

A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes, agradeceu a participação de todos, destacando que esse momento só foi possível graças a dedicação de pessoas engajadas e comprometidas com a causa cultural. Agradeceu ao prefeito Aracely por se sensibilizar com a revitalização da Igreja Matriz de São Sebastião, restauração que foi feita com recursos municipais. Reforçou que junto com a reabertura da Igreja estão reativando o Museu Sacro, espaço que preserva a história religiosa e artística da cidade. “Essa é a igreja mais antiga de Araxá, primeiro patrimônio estadual tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Temos muitos motivos para comemorar a restauração desse importante exemplar de valor arquitetônico, artístico, religioso, histórico e cultural da cidade de Araxá”, finalizou.

 

Informações

A obra foi iniciada em abril desde ano, sendo custeada com recursos da Prefeitura, um investimento de R$ 1.341.722,66. A igreja construída em 1804, recebeu uma restauração completa com renovação de todo o patrimônio. A obra contou com melhorias na parte elétrica, na sonorização, nos alarmes, telhado, piso e alvenaria. Foram restaurados o telhado, o reboco e os elementos artísticos. Os altares foram tratados, resgatando a originalidade com os marmorizados da época. A praça que fica próxima à igreja ganhou uma nova iluminação, paisagismo e um pergolado.

Navegação Rápida