Prefeitura de Araxá firma novo contrato para manutenção de vias e garante maior agilidade em reparos

A Prefeitura de Araxá firmou um novo contrato para a manutenção de vias públicas. O objetivo é otimizar o atendimento às demandas da cidade, especialmente em situações emergenciais. Os trabalhos serão realizados pela empresa vencedora da licitação, Alcalá Engenharia, que fornecerá tanto os materiais quanto a mão de obra.

Com duração de 12 meses, o contrato permitirá à administração acelerar o processo de contratação de serviços essenciais. Atualmente, cada intervenção exige um processo formal, o que pode gerar atrasos em momentos críticos.

Entre os serviços contemplados estão terraplanagem, drenagem, obras estruturais e de conservação, além de limpeza, remoção, demolição, transporte, bota-fora, pavimentação (reconstituição e reassentamento) e ações complementares. O secretário de Obras e Mobilidade Urbana, Pedrinho da Mata, ressalta que o contrato foi planejado para atender às demandas emergenciais de reparos.

“O objetivo é garantir uma resposta rápida, especialmente em períodos chuvosos, quando as ocorrências inesperadas se tornam mais frequentes. Com esse contrato, temos a legalidade e a segurança jurídica para executar os serviços de manutenção imediatamente, sem a necessidade de trâmites burocráticos para cada intervenção”, explica.

Além de acelerar os processos, o documento também prevê uma economia de tempo, já que todos os itens e serviços possuem preços pré-definidos, facilitando sua execução. "Por exemplo, se for preciso implantar uma boca de lobo, já temos o preço estabelecido, o que nos permite iniciar o trabalho de forma imediata", complementa o secretário.