Projetos de limpeza urbana aumentam em mais de nove vezes os investimentos em serviços públicos

A Prefeitura de Araxá aumentou em mais de nove vezes os investimentos em serviços públicos de limpeza urbana e manutenção de vias nos últimos três anos. Somente em serviços de capina, poda e roçagem foram investidos anualmente cerca R$ 7 milhões em recursos próprios do Município. O trabalho contempla ainda varrição, manutenção de calçadas, canteiros, jardins, praças, limpezas de boca de lobo e raspagem de vias e sarjetas.

Outra novidade foi o serviço de coleta de lixo que passou a ser diário, antes era realizado em dias alternados. A nova logística de coleta também aumentou o número de rotas e de caminhões na operação da coleta, com o total de nove veículos (anteriormente a frota contava com apenas cinco); também foi proibido a formação de ilhas de lixo; e implantados plantões com retirada de rejeitos em áreas comerciais aos domingos.

Além do novo sistema de coleta diária, um projeto de recolhimento mecanizada também foi implantado de forma inédita em Araxá. O programa consiste na instalação de contêineres pela cidade que garantem vias limpas e mais segurança aos coletores. Com caminhões que possuem braços mecânicos, os contentores são erguidos para o interior da caixa compactadora, de forma a esvaziar os resíduos sem contato direto com o coletor. O sistema promove a automatização do recolhimento de resíduos.

Já o projeto de Mutirões de Limpeza nos bairros da cidade, mobilizou também a comunidade para manter os bairros livres de sujeira e entulhos, promovendo um ambiente mais saudável e harmonioso. Foram realizados semanalmente mutirões em diversos pontos da cidade.

Iluminação de LED

Além da limpeza urbana, a Prefeitura de Araxá também realizou outros importantes investimentos. Todas as ruas da cidade agora contam com iluminação LED eficiente, aumentando a segurança e gerando economia de energia. Para a implantação do projeto Araxá Cidade Luz foram investidos mais de R$ 14 milhões. A iniciativa contemplou cerca de 18 mil pontos em todos os bairros do cidade e nas comunidades rurais de Itaipu e Boca da Mata.