Araxá implanta política pública para atender população desassistida

Mulheres vítimas de violência, gestantes e jovens que precisam se inserir no mercado de trabalho.  Araxá viveu um dia marcante na última quarta-feira (10). Pela primeira vez na história pessoas entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social serão assistidas por uma política pública municipal. A Prefeitura de Araxá fez o repasse de R$ 1.990.092,51 para onze projetos assistenciais na cidade.

Há muitos anos, as entidades assistenciais do terceiro setor em Araxá auxiliam o município no atendimento à população, mas sem qualquer programa público para financiar os projetos voltados à população. Com o edital publicado no primeiro semestre deste ano, sete instituições foram selecionadas para desenvolver ações voltadas para a população adulta carente.

São três frentes de ação que serão patrocinadas pelo recurso destinado pelo município do Fundo Municipal de Assistência Social: assistência à inserção do jovem no mercado de trabalho, assistência social e psicológica de mulheres vítimas de violência, bem como a sua qualificação para o mercado de trabalho e a assistência social e material de gestantes em vulnerabilidade.

“Existia uma lacuna de assistência para esses jovens e adultos. Essas três frentes de trabalho e ações são importantíssimas para a população. E se trata de um marco para a cidade de Araxá onde o terceiro setor irá auxiliar o município para atendimento desse público. Um fato histórico para o município, que temos a honra em poder contribuir”, explica a secretária de Ação Social, Cristiane Gonçalves.

O prefeito Robson Magela destaca a importância do apoio ao terceiro setor e dos programas desenvolvidos pelas entidades assistenciais do município. “A qualidade do serviço oferecido por eles é de excelência e nós como administração municipal iremos sempre apoiá-los, principalmente por sabermos que são instituições sérias e comprometidas com a população”, ressalta.

De acordo o vice-prefeito e secretário de Governo, Mauro Chaves, os projetos ofertados irão suprir uma demanda que muitas vezes o município por si só não consegue fazer com o mesmo êxito. “Essas entidades fazem um trabalho sensacional e temos a satisfação de auxiliá-los nesses projetos que vão atender uma população antes desassistida pelo município.”

As entidades beneficiadas comemoraram o apoio do município e exaltaram o novo olhar da gestão pública para pessoas carentes. “É um prefeito que olha para as mazelas da população, ele tem tentado melhorar a condição das pessoas que realmente precisam e isso é muito importante para o município. É isso que esperamos de uma gestão. Todos estão de parabéns”, enfatiza Nilza Balieiro, Presidente da Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo.

Entidades beneficiadas:

- FAMA – Fundação de Assistência à Mulher Araxaense
Projeto “SuperAção” - R$ 215.034,49
Projeto “Cegonha Amiga” - R$ 123.846,69

- Centro de Formação Profissional Júlio Dário
Projeto “Mulheres em Ação” - R$ 124.969,40
Projeto “Novos Horizontes” - R$ 85.569,52

- Instituto Apreender Empreendedorismo e Desenvolvimento Humano, Social e Econômico
Projeto “Casa Empreendedora” - R$ 180.375,28
Projeto “Jovem Empreendedor” - R$ 93.349,72