ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Araxá recebe mais nove capacetes Elmo para tratamento de casos de Covid-19

Com o objetivo de reduzir a necessidade de internação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a intubação de pacientes com Covid-19, a Prefeitura de Araxá aumentará o número de pacientes que utilizarão o capacete "Elmo".O município recebeu mais nove unidades do aparelho doados, nesta quarta-feira (28), pela Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon/Fiemg), Sindicato Patronal dos Hotéis e Similares (Sindhorb), Câmara de Dirigentes Lojistas de Araxá (CDL) e Sindicato do Comércio de Araxá (Sindicomércio).Araxá já havia recebido no início deste mês 10 capacetes "Elmo", doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Agora, o município passa a ter disponível 19 capacetes para tratamento de casos de baixa e média complexidade de coronavírus."A doação desses capacetes Elmos são de grande ajuda nesse momento de combate à pandemia.
Vamos somar esforços com todas aquelas empresas e instituições que podem colaborar com a cidade no enfrentamento a essa terrível doença", destaca o prefeito Robson Magela.Os primeiros testes clínicos do equipamento apontam uma redução em até 60% a necessidade de internação em leitos de UTI.
"Esse ato simbólico que fizemos hoje é para mostrar à sociedade que precisamos unir nossas forças, ajudar a prefeitura a combater esse grande mal que é a Covid-19", ressalta o presidente da Acia, Emílio Neumann.De acordo com o diretor executivo da Santa Casa, Marco Aurélio Arantes, o capacete permite mais tranquilidade durante o tratamento de pacientes com covid.
"Esse aparelho traz uma segurança muito grande para a equipe multiprofissional e proporciona um benefício enorme aos pacientes.
Essas doações são extremamente importantes nesse momento.
Em nome da Santa Casa, agradeço as entidades envolvidas nessa doação", explica.Capacete "Elmo"O equipamento desenvolvido por pesquisadores do Estado do Ceará envolve toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar.
No dispositivo é aplicado um fluxo de gases medicinais com oxigênio e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva.Essa pressão ajuda o pulmão a produzir o oxigênio necessário para a respiração, sem a necessidade de intubação.
Por ser vedado, ele também evita proliferação de partículas do vírus, garantindo maior segurança aos profissionais de saúde.