Araxá ganhará fábrica de batatas fritas da McCain

Fonte: Repórter Ana Carolina Dias Schenk / www.diariodocomercio.com.br

Araxá vai receber a primeira fábrica de batatas fritas da McCain no Brasil, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2021. O investimento de aproximadamente R$ 100 milhões reforça a estratégia da multinacional canadense de expansão no mercado brasileiro e a nova planta deve gerar 150 empregos diretos, 450 indiretos e impactar uma média de 750 profissionais da agricultura.

A nova fábrica vai aumentar significativamente a capacidade de produção da McCain na América Latina e, junto com o fornecimento de produtos da unidade fabril de Balcarce, na Argentina, vai impulsionar os planos de crescimento da companhia no mercado brasileiro, que é o 5º maior mercado de batatas pré-fritas do mundo. A estratégia de negócios é concentrar esforços em investimentos que permitam escalar esse crescimento.

Na avaliação do prefeito de Araxá, Aracely de Paula, a McCain traz uma proposta diferente, que vai beneficiar tanto o município quanto toda a região do Alto Paranaíba, com geração de emprego e renda, além de expandir novos horizontes para a economia e para a divulgação da cidade internacionalmente.

“É uma empresa que trabalha com produtos de alta qualidade e vai causar um impacto extremamente positivo. São 52 fábricas no mundo todo, com alcance em mais de 150 países para os quais a marca fornece e isso ajuda na divulgação da cidade com um viés turístico”, afirma.

Parceria – Segundo Aracely de Paula, a prefeitura vai incentivar o empreendimento por meio de investimentos no terreno e em fases da construção, como a terraplanagem, por exemplo.
Além da parceria com o governo do Estado, que, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participou do acordo que garantiu a vinda da empresa para Minas Gerais, ele ressaltou que também devem ser realizadas ações conjuntas entre Estado e município para facilitar o processo de instalação da nova fábrica.

“Entendemos que, a partir do início da fabricação, o retorno é quase imediato em termos de geração de empregos e captação de novas indústrias, abrindo um universo novo para o município. O governo estadual também deve participar, porque tanto a cidade quanto o Estado serão beneficiados”, comenta.

O prefeito acredita que a escolha de Araxá para sediar a fábrica da McCain está relacionada com o bom momento econômico pelo qual o município tem passado apesar do contexto de incertezas do País e do Estado.

“O município tem cumprido com as obrigações devidas ao Estado e à União. Nosso distrito industrial esgotou a capacidade de acolher mais empresas e estamos partindo para um novo. Acho que é uma série de fatores que têm facilitado muito a procura por Araxá para investimentos”, conclui.