Audiência Pública mostra investimento de mais de R$ 38,9 milhões na Saúde de Araxá

04-10-2019 14:10

A Saúde é um dos pilares da Administração Municipal e considerada de suma importância para o desenvolvimento de Araxá. Durante audiência pública referente ao 2° Quadrimestre de 2019 realizada na tarde de quarta-feira, 2 de outubro, a gestora responsável pela pasta Diane Dutra destacou o investimento realizado entre os meses de maio e agosto de R$ 38.917.078,91 (19%), acima do 15% preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Diane reafirmou o compromisso da administração em oferecer sempre uma saúde de qualidade para a população e passou ações consideradas como avanços na área. A destacar, por exemplo, a implantação do Programa Farmácia Itinerante, que garante a disponibilidade dos medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde – Unisa, Uninordeste e Unisse, das 7h às 11h, e Uninorte, de 14h às 17h. Em fase de reforma, a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF), no bairro Abolição, estará ofertando esse serviço para a comunidade.

Outro ponto bastante destacado na audiência foi o horário de atendimento estendido nas unidades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, de 17h às 21h. A Unisa está atendendo nesse horário de segunda a sexta, a Unicentro e a Uninordeste, de segunda a quinta, a Uninorte, todas as segundas e quartas, a Unioeste e Unisse, às terças-feiras. Diane acrescenta o Conexão Rural, projeto que ampliou atendimento para mais de 300 famílias nas A secretária de Saúde, Diane Dutra, informa que as equipes visitaram os moradores das principais regiões rurais como Boca da Mata, Itaipu, Tamanduá, Mourão Rachado e Bosque dos Ipês e entorno.

Informações sobre o trabalho da Atenção Primária com a realização da campanha Agosto Dourado, o projeto que envolveram grupos de gestante, atividades no “Saúde Na Escola”, da Saúde Mental, da Fisioterapia, da Odontologia, da Fonoaudiologia, da Imunização, da Vigilância em Saúde, do Tratamento Fora do Domicilio (TFD), do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) / Serviço de Assistência Especializada (SAE), do Centro Municipal de Imagem (Raio-X), da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (Ouvsus), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Laboratório Municipal e do Centro Especializado em Reabilitação (CER II – Físico, Intelectual e Ostomia, também foram repassadas na audiência pública.

A audiência pública contou com as presenças de vereadores, funcionários da área da Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, imprensa e comunidade. É um espaço adequado, de participação popular, de controle social, para que se possa ouvir as partes, as sensibilidades, as propostas, e assim, chegar a uma boa relação e direção para a saúde da população de Araxá. "Um momento importante que demonstra a transparência das ações da secretaria responsável pelo setor.


Galeria de Imagens

Navegação Rápida