Prefeitura apoia palestra sobre o autismo em Araxá

03-06-2019 15:02

Profissionais da rede municipal de ensino do município participaram de palestra na noite do último sábado.

Final de semana foi de mais conhecimento para profissionais da rede municipal de ensino de Araxá. A Equipe Ilumina realizou a palestra “Autismo e Inclusão”, proferida pelo especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão, Lucelmo Lacerda de Brito, na noite do último sábado, 1°, no Clube Araxá. Sempre engajada na inclusão social, a Prefeitura Municipal foi parceira do evento através das Secretarias de Governo e Educação, na mobilização para a presença de servidores na palestra também aberta ao público em geral.

O objetivo foi de repassar informações importantes sobre o acolhimento principalmente de crianças no âmbito educacional com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido também como Autismo, que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. Para a diretora da Escola Municipal Francisco Primo de Melo, Lilian Cristina Soares Ferreira Andrade, o conteúdo ministrado na palestra é de suma importância. “Nós, profissionais da área da Educação, precisamos estar preparados para receber a criança com autismo. Na nossa escola, temos alunos autistas e trabalhamos com atividades especiais para inseri-los na sociedade”, comenta.

Mãe e esposa de autistas na família e integrante do A&+ (grupo de Apoio a Pais de Autistas de Araxá), Ana Cláudia de Paiva Alves, destaca que quando Araxá é prestigiada com evento desse nível de debate, a cidade só tem a ganhar. “A presença de pais e educadores na palestra representa uma soma que vem agregar muito para os nossos filhos. Tenho que parabenizar essa iniciativa”.

Durante a palestra, Lucelmo conta que é preciso criar um cenário motivador para ajudar na inclusão do autista na sociedade e classificou o autismo como um tema sempre desafiador para ser tratado nos dias de hoje. Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas com o palestrante. 


Galeria de Imagens

Navegação Rápida