11-01-2018 16:13

Prefeitura de Araxá vistoria ônibus de transporte coletivo

A frota passa por vistoria anualmente.

Funcionários da Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran), coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, realizaram a vistoria de 47 ônibus de transporte coletivo durante os dias 8, 9 e 10 de janeiro na sede da empresa Vera Cruz. Esse serviço é promovido anualmente pela Administração Municipal, garante a segurança no transporte dos usuários e cumpre as normas da regulamentação de cada categoria de transporte público. A atual frota atende 25 linhas e uma média de 14 mil passageiros por dia.

Na vistoria, realizada sempre no período noturno, deve observar, especialmente, itens relacionados à segurança, conforto, higiene, funcionamento, acessibilidade e conservação. Fiscaliza-se também o estado dos pneus, luz na placa, faróis, pisca, luz de freio, limpadores de parabrisas. Os fiscais testam o acionamento das portas automáticas, o piso antiderrapante nos degraus, as condições dos bancos, barras e pegadores, janelas, acionamento da campainha.

De acordo com o cronograma da secretaria, na parte interna do ônibus, é necessário estar afixado avisos de proibido fumar e falar com o motorista. Outra informação é sobre o número de passageiros sentados e em pé. Os assentos prioritários para idosos e gestantes devem estar identificados. A vistoria se preocupa com a questão da acessibilidade quanto a frota com elevadores para portadores de necessidades especiais.

Antônio Carlos da Silva, supervisor de manutenção da Vera Cruz, a empresa se preocupa em manter os ônibus em condições ideais de funcionamento. “Geralmente, o motorista levanta o que é necessário para manutenção de cada ônibus e, assim é executado o serviço. Para nós, é importante essa vistoria realizada pela Prefeitura de Araxá”, destaca.

Élvio Bertoni, secretário de Segurança Urbana e Cidadania, comenta que os ônibus se apresentam em condições de uso quando é realizada essas vistorias. “Nosso trabalho não é de punir, e sim de conferir e orientar o funcionamento dos ônibus. Se não passar na vistoria, damos um prazo à empresa fazer as correções necessárias. O importante é que o veículo ofereça segurança, conforto e higiene aos passageiros”, enfatiza o secretário. 

Os usuários do transporte coletivo também podem auxiliar a Asttran na verificação da qualidade do serviço e dos ônibus disponibilizados para atender as linhas e itinerários. Bertoni informa que, caso algum item não esteja sendo cumprido, o passageiro pode comunicar a Secretaria Municipal Segurança Urbana e Cidadania pelo contato 3669-8076.  

Galeria de imagens - 1 até 6 de 6


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
IPTU
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
Rotas
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades
PROJETO E EIV - VIADUTO RUA UBERABA