04-12-2018 16:35

Prefeitura tem participação importante na realização do FestNatal

Diversas secretarias participam com serviços de limpeza, lanches, manutenção da decoração, contação de histórias, ambulância, apoio fundamental para viabilizar o evento.

O FestNatal chega a sua 10ª edição e todos os anos conta com o apoio da Administração Municipal. O projeto é amplo, há um investimento de mais de R$ 1 milhão e 90% da verba é investida na cidade. A presidente da Fundação Cultural Acia, Régia Côrtes, destaca que o evento contribui com o desenvolvimento econômico da cidade, gera empregos, são muitas as instituições participantes e a prefeitura é fundamental na realização do festival. “Com o apoio do prefeito Aracely de Paula conseguimos viabilizar um evento dessa magnitude com agilidade.  Há um envolvimento muito grande da prefeitura de Araxá com o evento”.

Ela explica que um mês antes de começar o FestNatal as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos limpam as ruas, podam as árvores das avenidas onde os enfeites serão colocados, ajudam no transporte, embalagem, limpeza e recolhimento de todo o material usado na decoração das vias. Todas as casinhas da Vila do Noel são confeccionadas pelos marceneiros da secretaria, que também é responsável pela pintura e instalação.

Em parceria com a Secretaria de Educação e Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo fazem desde agosto um trabalho de formação musical com mais de 85 alunos. É um coral natalino com crianças, muitas nunca tiveram acesso à música. O coral se apresenta na chegada do Papai Noel, no calçadão, no Grande Hotel, no placo principal do FestNatal e em empresas. “Uma ação muito importante que a Escola de Música fez de capacitação dessas crianças, trabalho com voz, ensaios de músicas natalinas, o show deles é de 25 a 30 minutos. Isso foi viabilizado pela prefeitura através de transporte para os ensaios, lanche e mão de obra dos professores envolvidos no projeto”.

A secretaria de Educação também cedeu os móveis que decoram as casinhas da Vila do Noel na praça Governador Valadares. A partir do dia 13, professores e pedagogos farão oficinas, contação de histórias, atividades lúdicas e brincadeiras. A secretaria de Ação e Promoção Social fornece lanche para a equipe que faz a contação de histórias. A Secretaria de Turismo ajuda a fomentar o evento através da rede hoteleira, é parceira com divulgação, multiplicação, empresta o palco para as apresentações na Vila do Noel.

A secretaria de Saúde cede todas as noites a ambulância e uma equipe fica durante os 23 dias, dando assistência ao evento no pátio do Estádio Fausto Alvim. A secretaria de Segurança Urbana e Cidadania se reuniu com parceiros e decidiu sobre a segurança da cidade, do evento e dos visitantes. A Assessoria de Trânsito e Transportes de Araxá (Asttran) fica a disposição na entrada da Arena Principal todos os dias. Na parceria com o Teatro Municipal, várias apresentações são promovidas no local, viabilizadas no espaço que é da prefeitura.

Régia destaca também o apoio da secretaria de Governo, permitindo a flexibilidade dos funcionários da Fundação Calmon Barreto e das Secretarias para atender o FestNatal. Também permite a liberação do alvará para a utilização do estacionamento do Estádio Fausto Alvim. “A participação é geral e total, sem a parceria com a prefeitura seria difícil promover o festival”.

 Régia ressalta que pela campanha “Natal de mãos dadas” terão parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente para oportunizar atividades com as crianças da Casa Lar e da Casa Abrigo. Elas vão participar das atrações do FestNatal como frequentar a Brinquedolândia, a sala de vídeo e visitar a Casinha do Papai Noel.

O projeto movimenta turisticamente a cidade, 80% da mão de obra é de Araxá, são contratados costureiras, empresas de alimentação, estrutura, fotógrafo, locutor.  Entre prestadores de serviços diretos e indiretos, são quase mil pessoas. “Em 2017 mais de 80 mil pessoas participaram das atividades e já tivemos recorde de público, na chegada do Papai Noel. Segunda-feira não tem atividades na Arena, fizemos ontem um show mais acústico e o espaço recebeu um público muito expressivo”.

Galeria de imagens - 1 até 5 de 5


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades