03-12-2018 10:23

Dia D da Saúde: Prefeitura realiza blitz educativa contra o mosquito Aedes Aegypti e DST/AIDS

Objetivo foi de conscientizar a todos que a prevenção é o melhor caminho para evitar sintomas de doenças transmitidas pelo mosquito e das DST.

O melhor caminho é a prevenção. Esse pensamento foi transmitido para pedestres e motoristas que estavam passando pela avenida Antônio Carlos e pelo calçadão da rua Presidente Olegário Maciel na manhã de sexta-feira, 30 de novembro. A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou uma mobilização social, o Dia D em combate ao mosquito Aedes Aegpyti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS). Essa atividade faz parte da Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti que contou também com o Bota Fora da Dengue nas casas dos bairros João Bosco Teixeira, Villa Verde, Villa Mayor, Jardim Natália e Cincinato de Ávila que recolheu 5 toneladas de entulhos acumulados nos terrenos na quinta-feira passada.

Edna Márcia dos Santos Alves, educadora ambiental, relata a participação maciça da comunidade no ano todo em ações de prevenção promovidas pelo governo municipal. “Temos observado que a população está sendo receptiva com o trabalho da Secretaria de Saúde recebendo os panfletos das DST/AIDS e das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegpyti. Todos estão bem informados e conscientes do papel de cada um”, comenta a educadora ambiental.

Durante a blitz educativa, servidores estavam fantasiados de mosquito Aedes e preservativo no calçadão da rua Presidente Olegário Maciel alertando a necessidade de se prevenir. O que chamou a atenção foi o alto número de idosos que estiveram presentes para fazer o teste rápido de HIV como no caso de Belchior Édson Silva. “Fiz o exame e deu tudo certo. Temos sempre que cuidar e estar em dia com a nossa saúde”, observa o aposentado de 69 anos.

Esses exames estão sempre disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) coordenado pela enfermeira Roberta Duarte Silva. “O HIV/AIDS não escolhe idade, nem cara e nem cor. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para prevenção”, completa a coordenadora do CTA.

Galeria de imagens - 1 até 16 de 16


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades